quarta-feira, 2 de abril de 2008

Mais uma vez, a Filosofia vai à Prova Oral


«Pensavam que prático era um curso de bricolage?, ou de pichelaria fácil?, ou de mil e uma receitas vegetarianas?, ou de costura correctiva em bainhas com variante de remendo de meias?, ou de como extrair o apêndice sem sair de casa? Então e a filosofia? É pois de um curso de Filosofia Prática, ministrado no Language Craft pelo Prof. Dr. Oscar Brenifier (Presidente do Institut de Pratiques Philosophiques, Consultor Filosófico e Formador de Filosofia Prática e Didáctica da Filosofia e Doutorado em Filosofia pela Sorbonne) que vamos falar hoje.

Do programa consta, a 11 de Abril, uma conferência sobre as novas práticas filosóficas e, a 12 e 13 de Abril, teoria e prática do aconselhamento filosófico e a nota de imprensa dá como público alvo «todos os interessados na filosofia prática, vertente de Aconselhamento Filosófico».

É com as nossas convidadas, Alice Santos e Luísa Abreu, que vamos ficar a saber que vertente da Filosofia é a Filosofia Prática, se esse prático tem a ver com o uso quotidiano e se não é um contra-senso, uma vez que a filosofia implica pensar, pôr em causa a ordem aparente das coisas – e quando se tem uma vida chatinha, emprego-casa, uma hora de trânsito para cada lado, falta crónica de estacionamento, meio salário para pagar as prestações e cáries galopantes nos molares, o mais prático costuma ser exactamente o contrário: não pensar muito. Pelo menos é esse o pensamento habitual.

E o que pensam vocês?

Digam-nos, para o 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.»

http://www.provaoral.blogspot.com/

2 comentários: