domingo, 13 de abril de 2008

«Se começasse tudo de novo, formava-me em Filosofia»

«O New York Times publicou no passado dia 6 de Abril uma reportagem sobre o crescente interesse das pessoas na licenciatura em Filosofia.Matthew Goldstein, reitor da City University of New York, com formação em Matemática e Estatítica, afirma a este respeito: "Se começasse tudo de novo, formava-me em Filosofia. Penso que esta disciplina é o núcleo de tudo o que nós fazemos. Pode-se estudar humanidades, política ou ciências em geral, mas a filosofia é realmente a fonte da qual todas estes saberes crescem".

Barry Loewer, chefe de departamento na Rutgers, afirma que o crescimento começou quando o estudo da filosofia se foi tornando mais interdisciplinar abrangendo, por exemplo, nos anos 80 as ciências cognitivas . Recentemente, muitos alunos consideram a filosofia como constitutiva da sua "dupla-licenciatura" encarando-a como suporte para as suas profissões: psicólogos, médicos, advogados, escritores ou investidores.

Os alunos entrevistados consideram a filosofia estimulante nos dias de hoje com assuntos como a globalização ou a tecnologia no top das reflexões filosóficas. Jenna Schaal-O’Connor afirma que a filosofia tem outras vantagens adicionais: encontrou no seu curso muitos rapazes sensíveis e interessantes: "Todo o tormento da profundidade existencial" - afirma - "é uma óptima forma para arranjar namoradas". »

via Telegrapho de Hermes

Read all about it at The New York Times

Sem comentários:

Enviar um comentário