segunda-feira, 14 de abril de 2008

Aveiro: Especialista em filosofia para crianças dinamiza ateliers

«Óscar Brenifier é um reputado consultor e formador em Filosofia, Filosofia para Crianças e Didáctica da Filosofia, que tem percorrido todo o mundo a dinamizar ateliers e seminários. Hoje e amanhã, este especialista está em Aveiro

Óscar Brenifier é um reputado consultor e formador em Filosofia, Filosofia para Crianças e Didáctica da Filosofia, que tem percorrido todo o mundo a dinamizar ateliers e seminários. Hoje e amanhã, este especialista está em Aveiro, concretamente no Colégio D. José I, onde vai dinamizar ateliers de filosofia para as crianças do 1.º ciclo, bem como ateliers de formação para o corpo docente do 1º Ciclo. A vinda de Óscar Brenifier insere-se no Projecto de Doutoramento de Celeste Machado (coordenadora da Pré-Escola e do 1.º Ciclo do Colégio D. José I), com orientação a cargo da professora Idália Sá-Chaves, da Universidade de Aveiro, e co-orientado por Óscar Brenifier. Um projecto que tem como contexto a área científica da Formação de Professores, com particular incidência na compreensão do processo de desenvolvimento das suas competências reflexivas e do desenvolvimento da capacidade de pensar dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, contribuindo, assim, para a revalorização dos processos curriculares e a inovação dos contextos educacionais.

Na próxima quinta-feira, Óscar Brenifier lança em Portugal o seu mais recente livro, «O livro dos grandes opostos filosóficos», onde são propostos 12 pares de contrários para se reflectir de que forma os opostos precisam uns dos outros.

Doutorado pela Universidade parisiense de Sorbonne e Licenciado em Biologia pela Universidade de Ottawa (Canadá), acumula ainda o cargo de Presidente do Institut de Pratiques Philosophiques, é Director de Publicação da Revista L’Agora (Revue Internationale de Didactique de la Philosophie ), e autor de vários livros, alguns traduzidos em 18 idiomas.»

fonte: Diário de Aveiro, 14 de Abril de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário