Avançar para o conteúdo principal

Aveiro: Especialista em filosofia para crianças dinamiza ateliers

«Óscar Brenifier é um reputado consultor e formador em Filosofia, Filosofia para Crianças e Didáctica da Filosofia, que tem percorrido todo o mundo a dinamizar ateliers e seminários. Hoje e amanhã, este especialista está em Aveiro

Óscar Brenifier é um reputado consultor e formador em Filosofia, Filosofia para Crianças e Didáctica da Filosofia, que tem percorrido todo o mundo a dinamizar ateliers e seminários. Hoje e amanhã, este especialista está em Aveiro, concretamente no Colégio D. José I, onde vai dinamizar ateliers de filosofia para as crianças do 1.º ciclo, bem como ateliers de formação para o corpo docente do 1º Ciclo. A vinda de Óscar Brenifier insere-se no Projecto de Doutoramento de Celeste Machado (coordenadora da Pré-Escola e do 1.º Ciclo do Colégio D. José I), com orientação a cargo da professora Idália Sá-Chaves, da Universidade de Aveiro, e co-orientado por Óscar Brenifier. Um projecto que tem como contexto a área científica da Formação de Professores, com particular incidência na compreensão do processo de desenvolvimento das suas competências reflexivas e do desenvolvimento da capacidade de pensar dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, contribuindo, assim, para a revalorização dos processos curriculares e a inovação dos contextos educacionais.

Na próxima quinta-feira, Óscar Brenifier lança em Portugal o seu mais recente livro, «O livro dos grandes opostos filosóficos», onde são propostos 12 pares de contrários para se reflectir de que forma os opostos precisam uns dos outros.

Doutorado pela Universidade parisiense de Sorbonne e Licenciado em Biologia pela Universidade de Ottawa (Canadá), acumula ainda o cargo de Presidente do Institut de Pratiques Philosophiques, é Director de Publicação da Revista L’Agora (Revue Internationale de Didactique de la Philosophie ), e autor de vários livros, alguns traduzidos em 18 idiomas.»

fonte: Diário de Aveiro, 14 de Abril de 2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

um espaço para sentir, observar, contemplar... da terra ao céu!

Quinta dos Loridos Bombarral

Palavras Cruzadas com Filosofia!

Mais uma vez, o Twitter foi palco de uma «parceria», de um encontro... melhor dizendo! De um cruzar de ideias e de propostas, do qual resultaram Palavras Cruzadas. O Paulo Freixinho desafiou-me para seleccionar 6 palavras relacionadas com o meu projecto, para que as pudesse trabalhar e cruzar (como só ele sabe)! O resultado está à vista! Cliquem aqui para aceder ao espaço do Paulo, a quem agradeço a oportunidade de colaboração.

Chapéus há muitos

«Contaram-nos que os chapéus não serviam só como adereço estético – embora já pouco habitual –, para esconder a calvície vergonhosa da meia-idade, ou humilhar guarda-redes; mas que também podiam ser usados para estimular o pensamento. E parece inclusive que há um nome para essa técnica: Six Thinking Hats, que foi desenvolvido por um tal de Edward de Bono. Ora, quisemos saber mais sobre o assunto e convidámos Joana Sousa para vir cá esclarecer-nos, ela que é «formadora certificada na técnica Six Thinking Hats®, pelo de Bono Thinking SystemTM» – sim, com estes salamaleques todos. Diz-nos Joana Sousa que «há seis chapéus, cada um com a sua cor, cada um com a sua função... que podemos utilizar isolada ou sequencialmente». E mais: «utilizada em variadíssimas empresas, a técnica Six Thinking Hats® vê reconhecida a sua eficácia a diferentes níveis, desde a simples condução de reunião, ao atendimento, às vendas e negociação, à identificação das competências. De modo diferente, tem vindo a ser...