domingo, 23 de março de 2008

vozes que nos chegam de Abrantes


«Hoje, se me perguntarem:
- Patrícia sabes o que é a Filosofia? Sabes para que serve? Sabes para que cotribui ? Ajuda, não ajuda ?
Vou responder de maneira clara, dizendo exactamente o que acho, dizendo apenas uma palavra, mas com convicção... "SIM... de todo, já me sei exprimir correctamente !"
Filosofia! Filosofar!
Antes de ter entrado nesta " barca", nunca tinha pensado em nada deste género, mas agora que penso, sei que faz mesmo sentido.
Quando pensamos... argumentamos? Sim. Exemplo disso são as perguntas dos testes. Quando os professores as fazem e de seguida pedem para justificar. Logo, estamos a argumentar.Estamos a dizer o que achamos e porque achamos aquilo, logo estamos a dar a nossa opinião.Hoje sei que a Filosofia tem uma forte, melhor dizendo, essencial importância, na nossa vida, isto é, a Filosofia, à medida que a aprendemos, baseamo-nos sempre nela, para tudo. Ela está e acaba sempre por estar presente na nossa vida, em todos os segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, vida.
Muitas pessoas não entendem o que ela contribui para o nosso desenvolvimento, para a nossa formação, educação, e muitas mais coisas importantes. Eu acho que a Filosofia já se tornou indispensável, pois ela em toda a gente provoca um efeito somente diferente, isto é, faz com que nos libertemos, faz com que nos sintamos melhor, faz com que consigamos dizer coisas, fazer coisas, que antes de a Filosofia aparecer, nem sob poder do rei o conseguíamos fazer.Posso dizer que hoje me sinto mais liberta em relação a isto, sei que hoje me sei exprimir muito melhor, sei que hoje não tenho medo. Como o professor Jana diz sempre "Diz, não importa que esteja mal, pelo menos tenta. É a tentar e a errar que se aprende!" .
O professor Jana tem muita razão, há que agir, há que tentar, há que arriscar.
A Filosofia, o filosofar, podemos bem dizer que serve, é importante para quem lhe dá valor, sim, torna-se e acabará sempre por tornar-se essencial !
FILOSOFIA muda as pessoas, FILOSOFIA faz-nos mudar... para melhor !»


Sem comentários:

Enviar um comentário