quarta-feira, 26 de março de 2008

7° Simpósio "Aquém e Além do Cérebro"


O 7° Simpósio "Aquém e Além do Cérebro" é dedicado ao tema "Emoções" tendo em consideração as suas várias dimensões, as quais serão tratadas por especialistas de áreas diversas. Desta forma é possível analisar uma multiplicidade de facetas do tema, encarando-o sob diversas perspectivas, mas mantendo sempre presente a noção que todos os aspectos do comportamento humano são influenciados pelas Emoções.


O Simpósio de 2008 segue o mesmo esquema geral dos Simpósios anteriores. Na sessão de abertura terá lugar uma conferência magistral do Professor Nico Frijda da Universidade de Amesterdão com o título "How emotions work". Nas manhãs dos 3 dias seguintes terão lugar 3 simpósios, sendo o primeiro dedicado à "Neurobiologiadas Emoções", o segundo às "Emoções e Psi" e o terceiro às "Emoções e Comportamentos Sociais".


A primeira sessão (Neurobiologia das Emoções) será introduzida por Fernando Lopes da Silva (Amesterdão) e terá contribuições dos conferencistas Marta Moita (Lisboa), Ray Dolan (Londres), Tania Singer (Zurique), e terminará com a conferência magistral de Ralph Adolphs (Pasadena, Califórnia).


A segunda sessão (Emoções e Psi) será introduzida por Dick Bierman (Amesterdão) e terá contribuições dos conferencistas Daryl Bem (Cornell), Stefan Schmidt (Freiburg), Roger Nelson (Princeton), e terminará com a conferência magistral de Dean Radin (Petaluma, Califórnia).


A terceira sessão (Emoções e Comportamentos Sociais) será introduzida por Alexandre Castro-Caldas (Lisboa) e terá contribuições dos conferencistas Christian Keysers (Groningen), Etzel Cardeña (Lund), Sophia Frangou (Londres), e terminará com a conferência magistral de Paul Ekman (São Francisco).


O Simpósio oferece também múltiplas oportunidades para trocas de ideias entre os conferencistas convidados, os bolseiros da Fundação BIAL e o público em geral, por meio de comunicações orais dos bolseiros, que terminaram recentemente os seus projectos, sessões de posters, e ainda por ocasião de um Encontro à noite, em que o público é convidado a debater o tema "Emoções" com os conferencistas.


Sem comentários:

Enviar um comentário