sábado, 2 de maio de 2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

lembra-me

um blog para não esquecer e para não nos fazer esquecer

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Óscar Brenifier em Portugal



Nos próximos dias 6, 7 e 8 de Novembro o Centro Diálogos apresenta de novo um workshop com o professor Oscar Brenifier.



Solicite mais informações via e-mail lisabreu@netcabo.pt

domingo, 26 de abril de 2009

Summer Seminar "The art of questioning" in France (in english)

The Institute of Philosophical Practice is organizing its fourth international annual summer seminar in English on "The art of questioning", led by Oscar Brenifier. Like every year, it will gather participants from numerous contries and take place in a small village of Burgundy, close to the medieval city of Vezelay. The duration will be one whole week, from July 13th to 19th, and the cost will be 500 EUR, including the workshops, food and accommodation in a private room. For people who are on a tight budget, this can be reduced to 300 EUR if you accept "camping style" accommodation. Our Institute can accept some people free of charge who have financial difficulties, but are highly motivated.

Practicing philosophers who wish to present their methodology (academic or popular) during the seminar are invited to send their proposal.

For more information : alcofrib@club-internet.fr www.brenifier.com

sábado, 25 de abril de 2009

um chapéu, seis cores!

mais uma criação de uma Senhora com «S» grande !
que me ensinou o valor da LIBERDADE

O Espaço PHI está de volta à Casa da Juventude da C.M. de Odivelas
18 de Maio
«A Filosofia é Trabalhos de Pensar»
- sessões de FpC e Criatividade para crianças dos 3 aos 5 anos - 18h - 19h
«Workshop de Introdução à Filosofia para Crianças»
- destinatários: pais, professores e educadores - 19h30m - 21h
Nota: todas as acções são gratuitas; as inscrições são realizadas junto da Casa da Juventude da Câmara Municipal de Odivelas.
Solicite ficha de inscrição via e-mail joanarssousa@gmail.com

sábado, 18 de abril de 2009

Livros que se recomendam


Chegou-me há dias este livro da Catherine, sobre o questionamento filosófico na sala de aula.
Interessante saber que a partir de M. Lipman e da sua proposta de Filosofia para Crianças, o «movimento» tem vindo a crescer e as propostas de metodologias alternativas, também!

terça-feira, 14 de abril de 2009

um chapéu, seis cores!


Obrigada à «Ponta D'Alfinete» !

Curso Seis Chapéus do Pensamento

Num ano em que a Europa vive e celebra a Criatividade e Inovação, sugerimos que incorpore o chapéu verde por alguns momentos e descubra a criatividade que há em si.
Módulos de trabalho:
Introdução a Edward de Bono e à sua proposta de pensamento lateral
A metáfora dos Chapéus
Sequências de utilização de Chapéus
O chapéu da Criatividade

Datas: horários em pós laboral e aos sábados (consulte a informação aqui).

Formadora: Joana Sousa



segunda-feira, 13 de abril de 2009

Filosofar é... FIXE!

Objectivo: treinar os «músculos do pensamento»!

Ateliers «A Filosofia é Trabalhos de Pensar» na Escola Taekwondo Casal Novo


(fotografia de Marco A. Pires)

Bazar dos Ronrons


Sacos de pano cru, t-shirts, ímanes, postais... há um pouco de tudo, para todos os gostos; com a vantagem de estarmos a contribuir para a alimentação e esterelização dos Gatos dos Quintais.
Consulte aqui o catálogo.

domingo, 12 de abril de 2009

Workshop Filosofia para Crianças, Criatividade & Meia Dúzia de Chapéus às Cores


04 e 06 de Maio de 2009 (horário pós laboral)
CCPE - Centro de Criatividade Pró Ensino (Bairro Alto -Lisboa)

Mais informações aqui.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

IV Feira das Profissões “Criatividade e Inovação – Educação, Formação, Juventude e Emprego”

Pretende-se incentivar a captação de talentos, impulsionar o espírito criativo, inovador e modernizador através da explicitação de conceitos; da contextualização/relevância da temática no contexto actual e global e da apresentação de projectos empreendedores de sucesso.

Público-alvo: Autarquias, Associações, Instituições, Estudantes, Jovens à procura do primeiro emprego, Jovens licenciados e Desempregados.

Data e local: 23 a 26 de Abril, Tarouca

Organização: Câmara Municipal de Tarouca

10 Ways to Stay Creative While Exhausted



Um artigo recomendado via Twitter. Ficam as sugestões !

quinta-feira, 9 de abril de 2009

porque a Páscoa parece vir envolta em pingos de chuva...


...deixo-vos com as cores dos tecidos quentes da Retrosaria
Votos de Boa Páscoa :)

«Não posso evitar...» & Outliers

Gosto da forma como a rede proporciona encontros de ideias. Há dias recebi um e-mail do Rodolfo Araújo, que terá tropeçado neste meu espaço a propósito da referência ao livro Outliers. Livro esse sobre o qual Rodolfo escreveu no seu blog pessoal:

«Logo após a Primeira Guerra Mundial, o psicólogo americano Lewis Terman iniciou um dos maiores estudos sobre a inteligência humana de que se tem notícia. No início da década de 1920 ele garimpou as escolas da Califórnia avaliando mais de 250.000 crianças, buscando aquelas que se destacavam nos testes de inteligência. As melhores 1.470 (um site da Universidade da Carolina do Norte fala em 1.528) foram selecionadas, formando um exclusivíssimo grupo onde a média de QI era superior a 135 e chegava, em alguns casos, a 200. O grupo foi logo apelidado de Termites.
A partir de então, Terman passou a acompanhar de perto os detalhes das vidas de cada um de seus prodígios, desde suas realizações acadêmicas até relacionamentos e casamentos, passando por doenças, sanidade mental até empregos e promoções. Tudo era registrado em grossos volumes intitulados Estudo Genético dos Gênios.

Pois foi exatamente esse rigor metodológico que permimtiu que Terman percebesse o erro que havia cometido, ao atribuir o sucesso das pessoas exclusivamente aos seus Quocientes de Inteligência. Ao atingir a vida adulta, alguns dos Termites tinham empregos públicos, dois eram juízes de cortes superiores e um era juiz municipal. Poucos eram figuras de renome nacional. Recebiam bons salários, mas não tãããão bons assim. Alguns tinham subempregos. Outros viviam do seguro-desemprego.
Nenhum deles ganhou um prêmio Nobel, mas dois dos que foram excluídos do grupo nos testes preliminares por não terem QIs tão altos ganharam: William Shockley e Luis Alvarez. De maneira melancólica, mas bastante auto-crítica, Termite concluiu que muita inteligência e grandes realizações não andam, necessariamente, de mãos dadas†. O que não fechava na equação de Terman? O que faltava para provar a superioridade daquele 0,6% de crianças super-dotadas?»

Leia este e outros artigos AQUI.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

mais uma viagem


projectos, «chapelices», pensamentos à solta... «novidades novas»!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

concerto de solidariedade


O Centro Cultural Olga Cadaval, associando-se à Santa Casa da Misericórdia de Sintra, apresenta um concerto de solidariedade com Maria João e Mário Laginha, Juntos Por Bem. O duo de invulgar cumplicidade junta-se à causa da Santa Casa da Misericórdia de Sintra e interpreta um repertório assumidamente jazzy configurando uma espécie de regresso às origens até a alguns temas do mais recente álbum Chocolate. Com a voz inconfundível de Maria João acompanhada por um dos melhores pianistas portugueses, espera-se um espectáculo de grande criatividade e emoção.
As receitas de bilheteira revertem em benefício das actividades desenvolvidas pela Santa Casa da Misericórdia de Sintra.
Preços:
1ª Plateia: 15,00 euros
2ª Plateia: 10,00 euros
Descontos de 2,50 euros para menores de 18 anos e maiores de 65 anos.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

aos senhores da FNAC Colombo...


...não era bem este compêndio de títulos que esperava ver na área de Filosofia para Crianças!
NOTA: frequentemente me deparo com esta arrumação na área de FpC. Alturas há em que a doutrina biblíca é encaminhada para o seu lugar e ficam os livros do Óscar a ocupar o espaço da disciplina outrora definida por uma criança como «trabalhos de pensar».

domingo, 29 de março de 2009

amanhã a Filosofia volta ao ginásio da Escola Taekwondo Casal Novo


Conjugar o verbo «chapelar»

...de braços abertos para a fuga ao óbvio...


...com as coordenadas por perto...


...e as mãos prontas a trabalhar e a registar as ideias novas, a multiplicidade de linhas, o paralelo do pensar e a lateralidade de ver o mesmo, ainda que de modo diferente!


Obrigada aos participantes. Assim «é fácil» dar formação.
Filipa e Joana






quarta-feira, 25 de março de 2009

OUTLIERS

O livro foi-me recomendado numa aula de Análise de Dados: Outliers ou o porquê de existir «gente fora de série». Porque é que uns se destacam e outros não?

O autor é este senhor aqui do lado, o Malcom Gladwell.

E a par do Previsivelmente Irracional, do Dan Ariely, estes são os meus livros de «cabeceira».

Ambos são livros fascinantes e «cheira-me» que vou aprender muito com eles.

E agora é hora de me debruçar sobre os Dados da aula de Análise!

terça-feira, 24 de março de 2009

Chapéus há muitos!

Curso Seis Chapéus do Pensamento de Edward de Bono


28 de Março de 2009

ISLA - Lisboa

solicite mais informações para amavision@gmail.com ou seischapeuspensamento@gmail.com



2009: Ano da Criatividade e Inovação

Porquê esperar que a maçã caia?




Abane a árvore!


Acções de formação no âmbito da Criatividade e Inovação; informações através do e-mail seischapeuspensamento@gmail.com
Joana Sousa & Filipa Gameiro

domingo, 22 de março de 2009

Ainda o II Fórum Intermunicipal...


...e o seu afasta moscas!

TAEKWONDO!

No dia 21 de Março realizou-se um MINI-TORNEIO para crianças entre os 6 e os 12 anos, no ginásio da Escola de Taekwondo do Casal Novo.
«Eu ganhei, porque fiquei em segundo lugar!»
Ganhar, perder... o importante é participar.




sábado, 21 de março de 2009

Ver o mundo de um modo diferente!


Oferta formativa:
Curso Seis Chapéus do Pensamento
Curso Intra - Pensamento Criativo - A Realidade (ir)Real
Para mais informações contacte amavision@gmail.com

sexta-feira, 20 de março de 2009

quinta-feira, 19 de março de 2009


Hoje encontram-me por aqui! Até já!


Os municípios da Lourinhã e Torres Vedras organizam o II Fórum Social Intermunicipal, dedicado à temática da Criatividade e Inovação.






terça-feira, 17 de março de 2009

Filosofia: que interessa isso hoje?

Filosofia e filosofar - que interessa isso hoje? A pergunta é actual e polémica e dá nome ao novo ciclo de tertúlias da livraria Almedina Estádio de Coimbra. A primeira sessão é dedicada à relação entre a Filosofia e a Educação, um dos temas que mais tem agitado o panorama educativo português, e decorre no dia 17 de Março (terça-feira) às 18 horas.

Num momento em que a Filosofia tem sido compulsivamente menosprezada nos programas do ensino secundário, deixando de ser objecto de exame obrigatório no 11º ano e passando a disciplina opcional no 12º sob o espectro do desaparecimento completo, o especialista em Ciências da Educação João Boavida vai estar na Almedina para debater a interacção atribulada entre o filosofar e um ensino cada vez mais voltado para a tecnologia.

Por que é que os alunos precisam de Filosofia? Qual a importância da disciplina nos programas escolares? Quais as consequências de uma eventual extinção, que chegou a ser anunciada pelo Ministério da Educação em 2002 e, face aos protestos, logo epitetada pelo próprio Governo de lamentável "lapso"? E como se explica que o desaparecimento da Filosofia das escolas avance ao mesmo tempo que a UNESCO pugna por uma maior implementação da disciplina nos currículos escolares? Como potenciar a relação entre Filosofia e Educação e que questões filosóficas e educativas ela levanta? Que perigos espreitam? Estas são algumas das interrogações que prometem agitar a primeira sessão do novo ciclo da Almedina.

Depois da sessão devotada à Educação, o ciclo "Filosofia e Filosofar: que interessa isso hoje?" prossegue a 14 de Abril com o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) Henriques Jales Ribeiro, que se debruçará sobre o "Modelo Social e Comunicativo do Critical Thinking". A terceira sessão, com o docente do Ensino Secundário Filipe Menezes, terá lugar a 19 de Maio e será dedicada à "Filosofia na relação razoável do indivíduo consigo próprio

A 16 de Junho, será a vez do director regional da Cultura do Centro António Pedro Pita tomar a palavra nas tertúlias da Almedina com uma sessão sobre "Filosofia, Cultura e Fruição".
O ciclo "Filosofia e Filosofar: que interessa isso hoje?" é organizado pela livraria Almedina, Ideias Concertadas, Associação de Professores de Filosofia e Viafilosofia.


Consulte o programa aqui.

segunda-feira, 16 de março de 2009

A BIBLIOTECA INFINITA NOS OLHOS DE BORGES

"Ganhei os livros e a noite."
(BIBLIOTECA INFINITA/FILOSOFIA PARA CRIANÇAS/ESCRITA CRIATIVA/JOGOSDRAMÁTICOS)

JARDIM DAS OLIVEIRAS

Dias 16, 17, 18, 19 e 20 de Março das 10:00 às 12:00 > (grupos escolares) a partir dos 6 anos, 1.º, 2.º 3. º Ciclos.

Dia 21 de Março das 15:30 às 17:30 > dos 12 aos 16 anos

Dia 22 de Março das 11:30 às 13:30 > dos 6 aos 12 anos para pais e filhos

PREÇOS Dias úteis/grupos escolares 2€ Fim-de-semana/famílias 4€


Vivemos numa biblioteca infinita se usarmos os olhos da imaginação para a ler. Ao som de uma história vamo-nos deixando embalar até cair num sono imaginário. Fechamos os olhos e fazemos viagens, guiando e deixando-nos guiar. Vemos o que vemos, ou o que queremos ver? E como vemos o que os outros vêem por nós? Partindo da ideia de biblioteca e de cegueira física promovemos, através do jogo dramático, uma nova visão, um novo olhar sobre o que nos rodeia, criam-se novas histórias. Quando temos respostas, quem tem as perguntas? Reflectir é pensar, é ter ideias, é compreender e agir.Cego não é aquele que não vê, é aquele que não quer ver.



Mais informações... AQUI!

porque eu estudei na Escola Secundária de Caneças, aqui fica a divulgação!

A Junta de Freguesia de Caneças, a AE da Esc. Secundária e o 'Grupo de Jovens' apresentam...


Gostas de jogar à bola com a malta?
Torneio de Futebol 5 do Caneças Spring Sessions 2009, no Ringue do Lugar d'Além.
(inscrições na Junta de Freguesia e na AE)
Vão ser dois dias a abrir!
Nunca o dia do Estudante e o dia da Juventude foram festejados assim!

domingo, 15 de março de 2009


os meus projectos e... os meus amigos

Estas são as consequências de «arrastar» os amigos para os meus projectos: a Maria Olívia que a Zélia costurou e o logotipo desenvolvido pelo João viajam comigo para todo o lado. Ontem estivémos em Famalicão, juntamente com os chapéus às cores da Isabel e as fotografias do Marco. A viagem correu muito bem, conduzidos pelo João.

Qual será o próximo destino?

Sobre a filosofia prática e a prática da filosofia

O Rolando Almeida presenteia-nos com um post muito interessante, baseado num outro do Telegrapho.

A ler.

Para reflectir.

Workshop APEFP

desenhar o mapa...

partilhar reflexões, problemas, ideias, vontades, sempre de chapéu verde e com um olhar novo!



Obrigada à APEFP pela recepção! Até breve.

domingo, 8 de março de 2009


O Projecto Aura é um movimento de Arte-Educação/Arte-Terapia que visa a integração de equipas multidisciplinares formadas por arte-educadores, arte-terapeutas, animadores socioculturais, artistas,psicólogos, sociólogos, filósofos, pedagogos e todos os outros agentes que possibilitem a transmissão de conhecimento de uma forma comunicativa e aberta, de forma a cativar a atenção de quem procura respostas.
A principal premissa do projecto é actualizar o corrente“sistema de ensino” para um Sistema de Educação: um sistema querespeite o desenvolvimento pessoal do ser humano, acompanhando e dandoresposta às suas necessidades de comunicação e de expressão, ouvindo as suas opiniões e os seus desejos, criando e explorando novos canaisde comunicação através das actividades que são idealizadas pelosprofissionais deste projecto. Cabe-nos a nós como Agentes de Educação, desenvolver novos conceitos de interacção que estimulem a cognitividade de cada ser humano.

Esta prática não pretende substituir por completo o actual modelo de ensino. Pretende sim efectuar uma actualização útil e bastante importante na forma como se transmite e se comunica com os sereshumanos em contexto educativo, utilizando métodos de educação holística, permitindo assim actuar nas várias vertentes do desenvolvimento humano: não só no aspecto lógico e racional, mas também no campo psicológico, social, emocional e criativo. Esta abordagem permite o desenvolvimento mais harmonioso do ser humano quedesenvolve novas capacidades de resposta a qualquer problema que surjano dia-a-dia.

O Projecto Aura é uma plataforma dinâmica onde podem assentar os mais variados projectos educativos desde que tenham como premissa principal a verdadeira Educação.

Um dos grandes objectivos do Projecto Aura é a criação de uma rede de partilha de recursos, ou seja, é uma interligação entre escolas,espaços comunitários e profissionais, permitindo uma mobilidade de recursos dentro da Rede Aura. Podemos mobilizar recursos por todo oterritório, permitindo uma variedade de experiências em qualquerregião do país!
para mais informações e possíveis contribuições, contacte projectoaura@gmail.com

CAFÉ PHILO

DIA 10 de MARÇO às 21H00

Na Cafetaria do INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

TEMA: A BELEZA / LA BEAUTÉ

Debate em francês e português animado por
Jean-Yves Mercury
Dominique Mortiaux
Nuno Nabais

Depois do Amor, o Café Philo vai debater e questionar A BELEZA. É dia 10 de Março às 21h00 na Cafetaria do Instituto Franco-Português. Como sempre, Jean-Yves Mercury, Dominique Mortiaux e Nuno Nabais vão animar o debate. A entrada é livre e pode intervir em português ou em francês.

sábado, 7 de março de 2009

http://filosofiaparacriancas.hi5.com

Criando por aí!

descobrimos através da GET...
...que havia um dia e hora para brincar com os cinco sentidos... atrás das nuvens! e partimos, na companhia dos outros e dos seus sentidos...

colocámos o chapéu verde e partimos em busca dos outros sentidos (os outros que estão para além dos cinco!)


atrás das nuvens, criámos isto e muito mais!
Obrigada Cristina! Obrigada, companheiras de brincadeiras!









O Projecto A Imagem na Ciência e na Arte do Centro de Filosofia das Ciências da FCUL
tem o prazer de apresentar o
Workshop Internacional
NEUROESTÉTICA: PODE A NEUROBIOLOGIA EXPLICAR A ARTE?
9 e 10 de Março
Anfiteatro da Fundação da FCUL
Edifício C1 piso 3 – Campo Grande

quinta-feira, 5 de março de 2009

Um trabalho sobre voluntariado


«Este é um projecto realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto da Escola Secundária de Caneças.


Neste projecto iremos abordar o tema do voluntariado, mais especificamente na área da saúde, visto ser uma área na qual, devido ao nosso agrupamento e posteriormente à nossa formação superior, poderemos vir a estar envolvidos, e também por ser uma área pela qual nos interessamos imenso.


Queremos saber se as pessoas conhecem o voluntariado e se acham importante este tipo de trabalho. Tentaremos então também saber se estas pessoas já realizaram trabalho voluntário, e caso nunca tenham realizado, saber por que razão tal aconteceu. »


"Whether you believe something is possible or impossible doesn´t mean that it is.
People used to believe it was impossible to go into Space."

Daniel, nine-year-old schoolboy from Glasgow.

(from Sophia's website)

terça-feira, 3 de março de 2009

www.filosofiacomcriancas.com e www.filosofiaparacriancas.com

Uma viagem.
Uma ideia.
Filosofia.
Criatividade.
Meia Dúzia de Chapéus às Cores.
E se ontem anunciámos aqui o nascimento do site que dá forma e morada ao projecto, hoje é dia de dar a conhecer o rosto desse site. E que melhor maneira de o fazer senão através de uma causa nobre? Consultámos o BZ Moi no sentido de fazer um saco de pano cru et voilà!
Aqui temos o resultado!

Muito obrigada ao João Paca (web designer e designer gráfico)


Filosofia para Crianças, Criatividade & Meia Dúzia de Chapéus às Cores é uma marca registada.