terça-feira, 17 de março de 2009

Filosofia: que interessa isso hoje?

Filosofia e filosofar - que interessa isso hoje? A pergunta é actual e polémica e dá nome ao novo ciclo de tertúlias da livraria Almedina Estádio de Coimbra. A primeira sessão é dedicada à relação entre a Filosofia e a Educação, um dos temas que mais tem agitado o panorama educativo português, e decorre no dia 17 de Março (terça-feira) às 18 horas.

Num momento em que a Filosofia tem sido compulsivamente menosprezada nos programas do ensino secundário, deixando de ser objecto de exame obrigatório no 11º ano e passando a disciplina opcional no 12º sob o espectro do desaparecimento completo, o especialista em Ciências da Educação João Boavida vai estar na Almedina para debater a interacção atribulada entre o filosofar e um ensino cada vez mais voltado para a tecnologia.

Por que é que os alunos precisam de Filosofia? Qual a importância da disciplina nos programas escolares? Quais as consequências de uma eventual extinção, que chegou a ser anunciada pelo Ministério da Educação em 2002 e, face aos protestos, logo epitetada pelo próprio Governo de lamentável "lapso"? E como se explica que o desaparecimento da Filosofia das escolas avance ao mesmo tempo que a UNESCO pugna por uma maior implementação da disciplina nos currículos escolares? Como potenciar a relação entre Filosofia e Educação e que questões filosóficas e educativas ela levanta? Que perigos espreitam? Estas são algumas das interrogações que prometem agitar a primeira sessão do novo ciclo da Almedina.

Depois da sessão devotada à Educação, o ciclo "Filosofia e Filosofar: que interessa isso hoje?" prossegue a 14 de Abril com o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) Henriques Jales Ribeiro, que se debruçará sobre o "Modelo Social e Comunicativo do Critical Thinking". A terceira sessão, com o docente do Ensino Secundário Filipe Menezes, terá lugar a 19 de Maio e será dedicada à "Filosofia na relação razoável do indivíduo consigo próprio

A 16 de Junho, será a vez do director regional da Cultura do Centro António Pedro Pita tomar a palavra nas tertúlias da Almedina com uma sessão sobre "Filosofia, Cultura e Fruição".
O ciclo "Filosofia e Filosofar: que interessa isso hoje?" é organizado pela livraria Almedina, Ideias Concertadas, Associação de Professores de Filosofia e Viafilosofia.


Consulte o programa aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário