domingo, 8 de março de 2009


O Projecto Aura é um movimento de Arte-Educação/Arte-Terapia que visa a integração de equipas multidisciplinares formadas por arte-educadores, arte-terapeutas, animadores socioculturais, artistas,psicólogos, sociólogos, filósofos, pedagogos e todos os outros agentes que possibilitem a transmissão de conhecimento de uma forma comunicativa e aberta, de forma a cativar a atenção de quem procura respostas.
A principal premissa do projecto é actualizar o corrente“sistema de ensino” para um Sistema de Educação: um sistema querespeite o desenvolvimento pessoal do ser humano, acompanhando e dandoresposta às suas necessidades de comunicação e de expressão, ouvindo as suas opiniões e os seus desejos, criando e explorando novos canaisde comunicação através das actividades que são idealizadas pelosprofissionais deste projecto. Cabe-nos a nós como Agentes de Educação, desenvolver novos conceitos de interacção que estimulem a cognitividade de cada ser humano.

Esta prática não pretende substituir por completo o actual modelo de ensino. Pretende sim efectuar uma actualização útil e bastante importante na forma como se transmite e se comunica com os sereshumanos em contexto educativo, utilizando métodos de educação holística, permitindo assim actuar nas várias vertentes do desenvolvimento humano: não só no aspecto lógico e racional, mas também no campo psicológico, social, emocional e criativo. Esta abordagem permite o desenvolvimento mais harmonioso do ser humano quedesenvolve novas capacidades de resposta a qualquer problema que surjano dia-a-dia.

O Projecto Aura é uma plataforma dinâmica onde podem assentar os mais variados projectos educativos desde que tenham como premissa principal a verdadeira Educação.

Um dos grandes objectivos do Projecto Aura é a criação de uma rede de partilha de recursos, ou seja, é uma interligação entre escolas,espaços comunitários e profissionais, permitindo uma mobilidade de recursos dentro da Rede Aura. Podemos mobilizar recursos por todo oterritório, permitindo uma variedade de experiências em qualquerregião do país!
para mais informações e possíveis contribuições, contacte projectoaura@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário