sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Noites de Poesia em Vermoim - 4 Nov de 2006

Árvores…

Depois de uma noite de temporal resolvi, manhãzinha cedo, ver a "minha rua"… não chovia, mas o céu continuava preto como breu anunciando que dentro em pouco S. Pedro abriria, de par em par, as torneiras do céu…
Pelo empedrado da rua a água, cantarolando, continuava a correr aqui e ali, ou empossava acolá, conforme a irregularidade ou a falta de paralelos.
Tive de saltar para a parte de dentro do passeio pois não estava interessado em ser chafurdado por um carro mais apressado, conduzido por um condutor sempre habituado a olhar – única e exclusivamente! - para o seu umbigo.
Cheguei ao Terreiro e as árvores frondosas, na semana passada ainda cheias de folhas, tinham começado a despirem-se a um ritmo alucinante, não só pela força do vento que as abanavam, mas também pelo peso da água que se acumulava nas folhas cor de outono e que as fazia caírem num chão já atapetado por folhas sem vida, regadas abundantemente pela chuvada recente e pelos repuxos da fonte cuja água, ao sabor da ventania, espargia tudo e todos.
Na relva verde, vivificada pela humidade, folhas dos mais variados tons desde amarelos a castanhos, já sem vida mas completamente molhadas, jaziam, inertes, naquele tapete…
Por todo o lado viam-se galhos arrancados às árvores pela força do vento, alguns deles, mais leves, faziam danças estranhas ou desenhavam caracteres esquisitos ora na folhagem que atapetava o chão, ora no tapete verde que no verão faz a alegria da pequenada.
Os bancos de pedra, outros dias cheios de gente que apanhava o fresco do dia, estavam agora vazios, escorrendo a água que fazia brilhar mais o granito…
As árvores, altivas, mostravam a força dos seus troncos molhados, com lascas arrancadas, mas de pé enfrentando o outono invernoso… Algumas mostravam, ainda, as folhas com que abrigam a passarada!
Amanhã, a vassoura conduzida pela mão hábil do jardineiro levará as folhas e os pequenos ramos arrancados às árvores para o depósito, deixando o jardim e o terreiro limpo.
As feridas causadas às árvores pelo vento e pela chuva cicatrizarão até à próxima Primavera, quando a mãe-natureza renovar o seu ciclo de vida…
José Gomes

"Noites de Poesia em Vermoim" é um espaço cultural dinamizado por Movimentum - Arte e Cultura no primeiro sábado de cada mês, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim (Maia), pelas 21h30m.A primeira parte da sessão é dedicada a um tema previamente escolhido. Na segunda parte o tema é livre. As sessões são intercaladas com música e canções interpretadas por cantores e músicos nossos convidados.

Sem comentários:

Enviar um comentário