sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Comunicado à Imprensa da APAEF - Dia Mundial da Filosofia

A APAEF (Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético), com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO, o IPJ - Delegação Regional de Coimbra, a Direcção Regional de Educação do Centro e Associação de Professores de Filosofia, bem como o Crédito Agrícola e outras instituições, vai levar a efeito, no próximo dia 16 de Novembro, em Coimbra, algumas conferências sobre as Novas Práticas Filosóficas em Portugal.
No programa constam as intervenções de conferencistas que actuam na área da filosofia para crianças e jovens, tendo desenvolvido trabalho no sentido da promoção da existência de um programa curricular de Filosofia que tenha início no começo do percurso escolar das crianças. Os temas a abordar serão, entre outros:
- Filosofia para Crianças;
- Filosofia na Cidade;
- Os Problemas Filosóficos dos Adolescentes;
- Clubes de Ética Aconselhamento Filosófico nas Escolas;
- Competências comunicativas e questionamento.
Esta Comemoração assume uma importância fundamental numa época cada vez mais complexa, que exige dos alunos uma reflexão critica mais apurada. No entanto, temos vindo a assistir a uma desvalorização da disciplina de Filosofia, por parte do Governo, ao retirar o seu carácter obrigatório no 12º ano, e ao retirar a necessidade de Exame Nacional, quer como forma de avaliação interna, quer como Prova Especifica de Acesso ao Ensino Superior.
No Programa das Actividades estão várias conferências especificamente elaboradas para alunos de Filosofia (10º, 11º e 12º anos) e para os respectivos Professores.
A presente iniciativa vem dar resposta ao repto lançado pelo Comité Francês “Nouvelles Pratiques Philosophiques” que levará a efeito, nos dias 15 e 16 de Novembro de 2006, em Paris, sob os auspícios da UNESCO, um colóquio intitulado "A Filosofia como Prática Educativa e Cultural: uma nova cidadania", evento este que contará com mais de 150 especialistas de diferentes nacionalidades (de cerca de 30 países).
Pretendemos, com este evento, sublinhar a inquestionável importância da disciplina de Filosofia para a formação integral do ser humano e para a prática da cidadania. Aliás, é esta a mensagem da UNESCO.

1 comentário:

  1. Bem miuda, tu estás imparável com as questões filosóficas. que força!
    Beijos

    ResponderEliminar