Avançar para o conteúdo principal

La consultation philosophique

- em destaque no artigo «La quête d’une spiritualité sans Dieu», na revista francesa Le Monde des Religions (Novembre – décembre, nº 20, pp. 20-34)

«Café creme et philo. C’est le menu au café des Phares, chaque dimanche à 11 heures, place de la Bastille, à Paris. Ce jour-là, le café philosophique lance par Marc Sautet en 1992, est bondé, l’atmosphère détendue. Au menu: “chercher la mesure ou la démesure?”, sujet retenu par l’animateur Daniel Ramirez parmi une douzaine de propositions.» (Serge Lafitte, Karine Papillaud et Éric Vinson)
Este artigo faz referência aos cafés filosóficos, bem como à meditação e às artes marciais como espaços onde se procura viver bem. Onde se reflecte sobre a união do corpo e do espírito, se debatem assuntos filosóficos ou simplesmente se procura alguma paz de espírito.
Actualmente existe em França mais de uma centena de cafés filosóficos, que por vezes tomam a forma de jantares ou cinemas filosóficos. Em Espanha, por exemplo, são comuns os vinhos filosóficos. Em Portugal teve lugar pela primeira vez o Vinho Filosófico, em Beja, no passado dia 09 de Novembro.
Iniciativas como esta permitem que a filosofia se desdobre em espaços diferenciados, fora da academia e junto da sociedade civil. Permite que a filosofia possa contribuir para uma abordagem diferente e diferencial da vida de todos os dias. A substituição das lentes embaciadas pelas lentes mais limpas e lúcidas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

mudança

a partir de hoje moramos AQUI

um espaço para sentir, observar, contemplar... da terra ao céu!

Quinta dos Loridos Bombarral

Palavras Cruzadas com Filosofia!

Mais uma vez, o Twitter foi palco de uma «parceria», de um encontro... melhor dizendo! De um cruzar de ideias e de propostas, do qual resultaram Palavras Cruzadas. O Paulo Freixinho desafiou-me para seleccionar 6 palavras relacionadas com o meu projecto, para que as pudesse trabalhar e cruzar (como só ele sabe)! O resultado está à vista! Cliquem aqui para aceder ao espaço do Paulo, a quem agradeço a oportunidade de colaboração.