quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Na ilha Terceira, os alunos de três turmas do pré-escolar tomam contacto com a filosofia.

«O projecto pioneiro no panorama educativo açoriano, de iniciar os mais novos à filosofia, que arrancou no ano lectivo 2008/2009, visa ensinar de forma simples técnicas básicas de raciocínio filosófico a crianças de tenra idade.


Segundo o coordenador do projecto, Mário Cabral, “Filosofar é pensar com regras”, e ensinar Filosofia às crianças, nesta fase inicial, trata-se de estimular o raciocínio lógico, poder argumentativo e introduzir valores”. O docente acrescenta ainda que “aulas fornecem instrumentos para os alunos saberem pensar. Tudo surge de forma natural. A grande diferença entre a filosofia para crianças e para adultos reside no bom senso da escolha das metodologias e linguagens adequadas à idade dos intervenientes”.

Este projecto de inovação pedagógica e curricular da Escola Tomás de Borba, decorre semanalmente, com aulas de 45 minutos, estando envolvidos cerca de 100 alunos, do pré-escolar ao primeiro ciclo do ensino básico.

Além do trabalho directo com os alunos, o projecto contempla formação específica para os professores responsáveis pelas turmas, enquanto membros integrantes das aulas, e para a generalidade dos docentes da escola Tomás de Borba que assim queiram.

Para a Secretaria Regional da Educação e Formação este projecto pioneiro constitui “mais um exemplo da dinâmica e empenho das escolas açorianas em proporcionar aos alunos um ensino de excelência centrado na formação integral das crianças e jovens açorianas”.»

Sem comentários:

Enviar um comentário