terça-feira, 13 de novembro de 2007

Dia Mundial da Filosofia


O Dia Mundial da Filosofia decorrerá a 15 de Novembro.



Em Portugal estão agendadas algumas actividades nesse âmbito: a APAEF organiza o IV Congresso Português de Filosofia Aplicada, a Universidade do Algarve organiza conferências e um pouco por todo o país as escolas organizam espaços de reflexão para assinalar a data.


A Universidade da Beira Interior prepara um dia de reflexão que culminará num jantar-tertúlia.


O Núcleo de Filosofia da Universidade dos Açores realizará uma sessão evocativa da data ao fim da tarde, pelas18h00, no Anfiteatro B da Universidade dos Açores. Do programa da referida sessão, consta uma conferência do Prof. Doutor José Henrique Silveira de Brito (da Universidade Católica Portuguesa – Braga) intitulada «A importância da Filosofia para mim».


Na Universidade de Évora: «Para a comemoração do Dia da Filosofia, organiza-se, no mesmo espírito dos anos anteriores, um evento que propicie o encontro dialogal com outros âmbitos da actividade criativa e pensante humana. Procura-se essencialmente a reciprocidade das visões cruzadas: não apenas uma filosofia da arte ou, na tarde de hoje, da música, mas uma arte do filosofar, e aquele modo de um "inteligir sensível" do que possam ser a própria linguagem e o próprio pensamento, quando é a música a dizê-los. A como que dizê-los.
Suceder-se-ão, assim, os momentos da palavra verbal e do logos musical, sem deixarem de circular um em redor do outro naquilo a que Kant chamou o "livre jogo" do belo.»


Aproveite a caixa de comentários deste espaço para nos dar a conhecer os eventos que celebram o Dia Mundial da Filosofia.




Sem comentários:

Enviar um comentário