quinta-feira, 16 de junho de 2011

«se somos todos iguais?»

«se somos todos iguais?» - foi a pergunta da aula dos «miúdos»


SIM, temos um corpo humano igual, as actividades básicas são iguais... e os direitos são iguais.

NÃO, porque temos pele, cara, olhar diferentes e o nosso aspecto físico é diferente.


E eis que falámos de direitos humanos, «os meninos deviam ter todos direito a uma casa, a ter o que comer, a ter escola, a ter roupa... e os adultos também»

Depois do T. nos falar sobre a crise e a «Unidade» Europeia, voltámos a falar dos direitos. E do que podemos fazer para ajudar quem precisa.

Sim, podemos fazer qualquer coisa. E esse «qualquer coisa» vai traduzir-se num contributo, em leite, para a Comunidade Vida e Paz.

Sofia Valente, (a voluntária, que é uma «pessoa que se oferece para ajudar») prepara-te! Missão #leitecvpaz em curso!


[no final da sessão]

então do que gostaste mais?
e a I. respondeu: dos desenhos.
e do que gostaste menos?
e timidamente, a resposta: das perguntas, porque é muito difícil e dá muito trabalho

domingo, 12 de junho de 2011

PSIcologia na Actualidade


sigam este projecto no facebook, AQUI. e conheçan os conteúdos dos 1º e 2º números

aventuras do Super Bibas

fotografia retirada da página do facebook da Tristana

a Tristana foi minhacolega de faculdade, na licenciatura de Filosofia. há uns tempos, deu-se o reencontro a propósito de uma formação em Filosofia para Crianças. ambas mantemos o amor pela Sofia e a vontade de trabalhar com e para crianças.

«as aventuras do Super Bibas» - com ilustração da Mónica Catalá


sexta-feira, 10 de junho de 2011

A ALEG(o)RIA DA CAVERNA - 25 de Junho | Cabeçudos (Lisboa)


ALEG(o)RIA da CAVERNA vai voltar à Livraria Cabeçudos


as oficinas estão abertas para pais e filhos dos 4 aos 8 anos.

(quem diz pai, diz mãe ou avós ou tia!)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pós Graduação em Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Recursos Humanos

OBJECTIVO GERAL

Desenvolver competências para a intervenção no contexto organizacional, ao nível do recrutamento e selecção e ao nível do desenvolvimento pessoal necessário ao bom desempenho profissional.


DESTINATÁRIOS
Psicólogos, Directores e Gestores de PMEs, Gestores de Recursos Humanos, Estudantes Finalistas destas áreas, outros interessados de áreas afins.


HORÁRIO
A decorrer aos Sábados e Domingos (1 a 2 fins-de-semana por mês) entre as 10h30 e as 13h30 e entre as 14h30 e as 17h30, com início a 28 de Novembro de 2011 e término a 29 de Junho de 2012.


LOCAL
Odivelas, Reflexos
Caso haja necessidade, o local de formação poderá ser alterado, nunca para fora da área da Grande Lisboa. Se assim for, os formandos serão avisados com a antecedência necessária.



Informações: reflexospsicologia@gmail.com





Inscrições até 15 de Outubro de 2011 (vagas limitadas)



Processo de Selecção - ordem de chegada das inscrições e análise curricular (quando se considerar pertinente, agendar-se-á entrevista individual)



Documentos necessários para a candidatura – fotocópia do BI, do Cartão de Contribuinte, do Certificado de Habilitações ou Cartão de Estudante e Curriculum Vitae

segunda-feira, 9 de maio de 2011

the Philosophy Doctor

um novo projecto da Catherine C. McCall, que pode ser acompanhado AQUI.

wishing you all the best!

domingo, 8 de maio de 2011

Os porquês da palavra porquê


ontem plantámos mais algumas sementes para que a filosofia para crianças continue a crescer em Portugal. aguardamos pelos «frutos»!

obrigada à equipa Nova Etapa, pelo apoio e disponibilidade, bem como aos formandos pelo dia de reflexão, descoberta e partilha em torno das «filosofices»

domingo, 24 de abril de 2011

novos cursos e acções de formação da APEFP

a APEFP disponibiliza acções de formação na área das novas práticas filosóficas; para breve está prevista uma acção sobreFILOSOFIA E HUMOR, bem como A FILOSOFIA PRÁTICA E AS NOVAS PRÁTICAS FILOSÓFICAS

para mais info, consultar o blog da associação... AQUI!

ALEG(o)RIA da CAVERNA


na Livraria Cabeçudos no próximo sábado, 21 de Maio

as oficinas estão abertas para pais e filhos dos 4 aos 8 anos.
(quem diz pai, diz mãe ou avós ou tia!)

sábado, 23 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro - sugestões de leitura




O Pequeno Livro dos Medos, com texto e ilustrações de Sérgio Godinho

e

O Tamanho da Minha Altura, com texto de Suzana Ramos e ilustrações de Marta Neto

sexta-feira, 22 de abril de 2011

é já amanhã! para pais e filhos, na livraria Cabeçudos (Lisboa)


A ALEG(o)RIA DA CAVERNA
23 de Abril | 11h

para pais e filhos (dos 4 aos 10 anos) - quem diz pai, diz mãe, tia avó...



6th International Summer Seminar - "Practicing Philosophy"

La Chapelle St André - France | August 1st - 7th 2011


Every summer, in the little village of La Chapelle St André (Burgundy - France), gather about 25-30 persons involved in philosophical practice (students, teachers, professors, counselors, trainers) in order to reflect on their work and improve professionally. For seven days, in English, these philosophy practitioners coming from the five continents will participate to different workshops, run workshops, analyze and evaluate them, theorize about the different issues involved.

In this context, philosophy is not any more an academic activity centered on the history of ideas, and one does not come simply to narrate what he does in his home country, but get acquainted with the many ways of philosophizing, as an activity constitutive of the mind and the self. Philosophy with children, philosophical consultation, philosophy workshops, Socratic dialogue, etc., one is introduced to the many forms and variants of such an endeavor. It is not so much knowledge that is at stake here, but acquiring and developing skills. How to conceptualize, how to problematize, how to deepen understanding of given ideas, and especially how to create a situation where this activity can be induced, is the main focus of the work.

Of course, Socratic maïeutics is a key methodological point, but as well dialectics, analytics, community of enquiry, constitute as many entries and matrices to define the work. If they wish so, participants can facilitate a workshop, a situation which provides an occasion for a practitioner to show how he works and get some critical feed-back on his work and his methodology, so one becomes more conscious of his own options and activity. Since the atmosphere of this seminar is open, inclined to both rigor and diversity, it creates a context where one can really express his view instead of hiding behind the usual pseudo-consensus where "everything is fine and we are all great". In this sense, the idea is to recreate the context of antique philosophical schools, or the gymnasium as described by Plato, where one could challenge other's ideas and himself be challenged. In the peaceful atmosphere of a small French village, accompanied with good food and good wine, walks in the beautiful surrounding woods and visit to the medieval site of Vezelay, one can truly devote himself to philosophical encounters and reflection.

All practitioners interested in presenting their work and holding a workshop during this event are invited to send in their proposal. The purpose of this seminar is to exchange, discover, experiment and develop practices.

This seminar does not require previous philosophical training. It can be an initiation to philosophical practice, or a deepening of the activity. Participants come from different parts of the world, and join for professional or personal reasons, in order to work on a practice that is applicable to many contexts: teaching children or adults, management, individual consultation, N. G. O. activities…

The duration will be one whole week, from August 1st - 7th, and the cost will be 500 EUR, including the workshops, food and accommodation in a private room. For people who are on a tight budget, this can be reduced to 300 EUR if you accept "camping style" accommodation. Our Institute can accept some people free of charge who have financial difficulties, but are highly motivated.

You can read theoretical texts and watch videos of the practice on the following websites - English section : www.brenifier.comhttp://www.pratiques-philosophiques.com/

If you wish to be informed of the seminar and workshops of the Institute of Philosophical practice, you can send an email to Isabelle Millon at the following address: i.millon@club-internet.fr



segunda-feira, 18 de abril de 2011

Os porquês da palavra porquê | WKS na Nova Etapa (Lisboa)


A Filosofia para Crianças diz respeito ao estímulo e prática dos pensamentos Crítico, Criativo e Cuidativo. Seguimos a proposta de Mathew Lipman, considerado «o pai» da Filosofia para Crianças, que enuncia estas três áreas do pensamento, diríamos mesmo do ser humano no seu todo, como áreas privilegiadas de trabalho na Filosofia para Crianças.

Este workshop tem como objectivo permitir aos participantes o contacto com as metodologias de Filosofia para Crianças, com tempo ainda para colocar em prática o questionamento.

Lipman, Brenifier e McCall são alguns dos autores que iremos abordar neste workshop que se apresenta como introdutório para as questões da Filosofia para Crianças.

Formadora: Joana Sousa | filocriatiVIDAde
informações: info@nova-etapa.pt

sábado, 16 de abril de 2011

vamos voltar à Livraria Cabeçudos


A ALEG(o)RIA DA CAVERNA | 23 de Abril | 11h

para pais e filhos (dos 4 aos 10 anos) - quem diz pai, diz mãe, tia avó...



sábado, 9 de abril de 2011

APEFP na TSF

podem ouvir aqui o Eugénio Oliveira, presidente da APEFP

quarta-feira, 6 de abril de 2011

sábado, 2 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil


para hoje, escolhi a Onda. um livro sem palavras, com uma ilustração lindíssima.

e tem muito, muito azul. #diamundialautismo

terça-feira, 22 de março de 2011

sábado, 19 de março de 2011

hoje as nossas cabeças foram «invadidas»...


...por «perguntas diferentes»!


pequenos e grandes, miúdos e graúdos, juntos. para conversar (falar e ouvir) e pensar em conjunto.


obrigada a todos pela presença.

A ALEG(o)RIA da CAVERNA vai voltar à Livraria Cabeçudos
nos próximos dias 23 de Abril, 21 de Maio e 25 de Junho.

as oficinas estão abertas para pais e filhos dos 4 aos 10 anos.
(quem diz pai, diz mãe ou avós ou tia!)

domingo, 13 de março de 2011

leituras. entre a tese e a vida.


mais um livro do professor Óscar Brenifier sobre o homem que se dizia filho de Deus.


e enquanto as traduções não são publicadas em Portugal, chegam-me mais dois títulos em francês: La question de Dieu e Le livre des grands contraires psycologiques.

as ilustrações são deliciosas. o conteúdo faz-me pensar nas próximas sessões ou oficinas de pensamento crítico com a criançada (e não só!).

domingo, 6 de março de 2011

próximas acções de Filosofia para miúdos & graúdos!

fotografia de Mário Pires

dia 12 de Março


dia 12 de Março
A Filosofia é Trabalhos de Pensar
(para pais e filhos - dos 4 aos 12 anos)
no CCPE (Av. 5 de Outubro, Lisboa)
info: http://www.ccpe.com.pt/content/view/431/34/


dia 19 de Março
A Aleg(O)ria da Caverna
(para pais e filhos dos 4 aos 6 anos)
na livraria Cabeçudos (Parque das Nações, Lisboa)
info: http://www.cabecudos.com/default.php


sábado, 5 de março de 2011

RECOMMENDATIONS ON THE TEACHING OF PHILOSOPHY

[UNESCO recommends] Philosophy teachers and practitioners as well as civil society actors, to:

Exploring new approaches to philosophy teaching

• Develop suitable courses and philosophical fora that foster public awareness on the new social and ethical challenges for humanity while making reference to classical texts and authors belonging to various philosophical corpora;

• Foster critical exploration of the different philosophy schools belonging to Western traditions and to other cultural and intellectual heritages;

• Work with teachers of other disciplines in order to experiment an interdisciplinary approach to philosophy teaching, for instance through introducing philosophical analysis and specifically philosophical topics into existing subject matters in primary and secondary schools;

• Encourage the universities, philosophy departments, research centres on philosophy and human sciences to overcomedisciplinary compartmentalization and to promote more interdisciplinarity on the basis of solid disciplinary knowledge, with a view to reach out to the wider public;

• Use NICTs, when available, to facilitate interactions, active learning methods and international communication, while engaging in conscious and critical reflection on this issue so as to avoid giving youth the feeling that knowledge is a mere juxtaposition of fragmented information ;

• Organize, with the support of the International Federation of Philosophical Societies (FISP), specific sessions and workshops during the World Congress of Philosophy that will be dedicated to
philosophy teaching.
 
Fonte: documento da UNESCO partilhado via SOPHIA

A ALEG(o)RIA DA CAVERNA - 19 de Março | Cabeçudos (Lisboa)


em Lisboa, na Livraria CABEÇUDOS

quarta-feira, 2 de março de 2011

sobre a Filosofia dos (nos?) dias de hoje

trabalho da TSF (para ouvir aqui a partir dos 27, 28 minutos)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

9.º ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE FILOSOFIA

BRAGA - UNIVERSIDADE DO MINHO |CONVITE À PROPOSTA DE COMUNICAÇÕES E DE SESSÕES PRÁTICAS


A Sociedade Portuguesa de Filosofia, em parceria com o Departamento de Filosofia da Universidade do Minho e com o apoio do Centro de Estudos Humanísticos da mesma universidade, organiza este ano a 9.ª Edição dos Encontros Nacionais de Professores de Filosofia. O encontro deste ano realizar-se-á nos dias 9 e 10 de Setembro, em Braga, e contará com o Prof. Simon Blackburn (Oxford) como orador internacional.

Estão abertas as candidaturas para a apresentação de comunicações em língua portuguesa sobre qualquer tópico de filosofia ou didáctica da filosofia, incluindo ainda propostas de sessões práticas ou workshops nesses âmbitos. As comunicações não devem exceder os 30 minutos, de modo a reservar pelo menos 20 minutos à discussão. As sessões práticas poderão ocupar 50 minutos, desde que seja garantida a oportunidade para a participação do público.

Os candidatos deverão enviar para o endereço spfil@spfil.pt, até 30 de Abril, o título da sua comunicação/sessão prática e um resumo da mesma que não exceda as 500 palavras. Os resumos das propostas de comunicações devem indicar de forma clara a(s) ideia(s) a defender, e incluir um esboço do argumento proposto. Na rubrica “Assunto” da mensagem deverão inscrever “9ºENPF Proposta”. O resumo deverá ser anexo em formato Word ou Pdf e não deverá conter nenhuma referência que permita identificar o autor ou instituições a que este esteja ligado. O mesmo será apreciado sob anonimato, sendo aceites no máximo duas comunicações. A decisão do júri será comunicada aos autores por correio electrónico, até 4 de Maio.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos no Colégio D. José I (Aveiro)

fotografia de Mário Pires

das coisas nascem coisas. e de um encontro entre duas pessoas nasceu um encontro entre cerca de cinquenta. sentir pensamentos | pensar sentidos: o I Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade teve lugar em Aveiro, a 19 de Fevereiro de 2011. foi muito bom ver uma sala cheia de pessoas disponíveis para ouvir as partilhas dos comunicadores convidados.
foi com muito agrado que vimos que o voluntariado e o «espírito de missão» ainda reina no seio de quem se dedica ao mundo das «filosofices».
OBRIGADA! à Celeste, pela companhia nestas andanças. ao João Diogo, pela concepção da imagem do evento. ao Tomás, à Dina, à Ana e  à Zaza pela participação enquanto comunicadores. ao Mário Pires pelo apoio técnico, filmagens e fotografias. aos participantes, para quem organizámos este evento.


fotografia de Mário Pires: uma visão do Encontro


domingo, 20 de fevereiro de 2011

pensar | criar | ser

fotografia de Mário Pires

filocriatiVIDAde

6th International Summer Seminar | "Practicing Philosophy"

La Chapelle St André - France - August 1st - 7th 2011

Every summer, in the little village of La Chapelle St André (Burgundy - France), gather about 25-30 persons involved in philosophical practice (students, teachers, professors, counselors, trainers) in order to reflect on their work and improve professionally. For seven days, in English, these philosophy practitioners coming from the five continents will participate to different workshops, lead workshops, analyze and evaluate them, theorize about the different issues involved.

In this context, philosophy is not any more an academic activity centered on the history of ideas, and one does not come simply to narrate what he does in his home country, but get acquainted with the many ways of philosophizing, as an activity constitutive of the mind and the self. Philosophy with children, philosophical consultation, philosophy workshops, Socratic dialogue, etc., one is introduced to the many forms and variants of such an endeavor. It is not so much knowledge that is at stake here, but acquiring and developing skills. How to conceptualize, how to problematize, how to deepen understanding of given ideas, and especially how to create a situation where this activity can be induced, is the main focus of the work.

Of course, Socratic maïeutics is a key methodological point, but as well dialectics, analytics, community of enquiry, constitute as many entries and matrices to define the work. If they wish so, participants can facilitate a workshop, a situation which provides an occasion for a practitioner to show how he works and get some critical feed-back on his work and his methodology, so one becomes more conscious of his own options and activity. Since the atmosphere of this seminar is open, inclined to both rigor and diversity, it creates a context where one can really express his view instead of hiding behind the usual pseudo-consensus where "everything is fine and we are all great". In this sense, the idea is to recreate the context of antique philosophical schools, or the gymnasium as described by Plato, where one could challenge other's ideas and himself be challenged. In the peaceful atmosphere of a small French village, accompanied with good food and good wine, walks in the beautiful surrounding woods and visit to the medieval site of Vezelay, one can truly devote himself to philosophical encounters and reflection.

All practitioners interested in presenting their work and holding a workshop during this event are invited to send in their proposal. The purpose of this seminar is to exchange, discover, experiment and develop practices.

This seminar does not require previous philosophical training. It can be an initiation to philosophical practice, or a deepening of the activity. Participants come from different parts of the world, and join for professional or personal reasons, in order to work on a practice that is applicable to many contexts: teaching children or adults, management, individual consultation, N. G. O. activities...

The duration will be one whole week, from August 1st - 7th, and the cost will be 500 EUR, including the workshops, food and accommodation in a private room. For people who are on a tight budget, this can be reduced to 300 EUR if you accept "camping style" accommodation. Our Institute can accept some people free of charge who have financial difficulties, but are highly motivated.

You can read theoretical texts and watch videos of the practice on the following websites - English section:
http://www.brenifier.com/ | http://www.pratiques-philosophiques.com/


If you wish to be informed of the seminar and workshops of the Institute of Philosophical practice, you can send an email to Isabelle Millon at the following address: i.millon@club-internet.fr

recebido via e-mail

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

domingo, 13 de fevereiro de 2011

rodopiar (n)o pensamento. em Palmela.



a convite da DançArte (Palmela), desafiámos quem nos visitou a rodopiar (n)o pensamento. foi uma tarde de partilhas, de perguntas, de respostas, de prós e contras em torno da Filosofia para Crianças.



no final, construímos um mapa em torno da VIDA e do TEMPO. com porquês, mesmidades e diferenças assumidas e partilhadas em grupo. porque pensar é uma descoberta!


obrigada a todos. pela primeia vez, o meu projecto «invadiu» a margem Sul.
espero que estas invasões se repitam, pois... a ponte é uma passagem para a outra margem!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

na Casa das Histórias Mágicas

«Hoje o André chegou à sala e contou:

- Ana! A minha mãe, ontem, esteve a ouvir-te na rádio!!
-E a minha também! – disse a Matilde
- E o meu pai! E estava lá a Joana! Fui eu que reconheci as vozes! –disse o Diego.
- E a Vanessa, eu ouvi a Vanessa!! – disse a Madalena
- Estiveram a falar de nós, no Twitter! – disse o Pedro
- A minha avó foi jantar lá a casa e nós explicámos-lhe o que era o Twitter. Ela riu-se e disse que também queria ter uma conta. – disse a Inês.
-Assim pode saber o que fazemos na escola. – disse a Carolina - Vou dizer à minha avó para fazer o mesmo.
- Ana! Tu achas que aquele senhor, o Alvim, o que estava a falar contigo, vem cá à nossa sala? – perguntou o Pedro.
-Ana achas que ele vem contar-nos uma história? – perguntou a Leonor
- Ana, achas que o Alvim sabe histórias? – perguntou o Gonçalo
- Bem, se não souber nós contamos-lhe uma. Uma da nossa casa das Histórias Mágicas... – disse o Lucas
-Oh ,Ana… - E… - Ana!!! - Ana...E…

Foi assim que começou o dia de hoje na #sala3.
Cheio de perguntas!

A Joana diz que é bom fazer perguntas.

Quem tem perguntas anda sempre à procura de respostas!

Quem procura sempre encontra qualquer coisa...

E tudo porque a Ana esteve com a Joana num programa de rádio, na Antena 3, a falar de Filosofia e de histórias e do Twitter e de muitas mais coisas…

Falou da #sala3 que são uns meninos que estão a aprender como se faz para escrever e ler em pedacinhos de 140 caracteres.

E eu estive a ouvir muito orgulhosa de todos vós!

Beijinhos da vossa amiga Bruxinha»

Obrigada, Bruxinha, pela magia das tuas histórias!

(ainda não conhece a CASA das HISTÓRIAS MÁGICAS?)



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

no estúdio 21 da Antena 3


falou-se de Filosofia, Criatividade, Twitter na sala de aula, sobre o Espanto,
sobre as perguntas e as respostas!

obrigada ao Fernando Alvim e à Xana Alves pela possibilidade de divulgar o encontro
Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos pelas ondas da rádio.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

hoje, na Prova Oral da Antena 3


Fernando Alvim, Xana Alves, Joana Sousa e Ana Dominguez. todos em torno do I Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade - Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos

acompanhem a emissão na Antena 3, liguem, deixem comentários no facebook ou no blog.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Ignite Portugal #10


um programa variado e com muitos ideístas: é esta a proposta da equipa Ignite Portugal. onde? em Lisboa, no Porto e em Coimbra. sim, não estou a brincar!

política, cidadania, educação, ciência, economia... há de tudo, para todos.

mais info AQUI!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

call for papers - Revista de Pesquisa em Filosofia

A Revista de Pesquisa em Filosofia, editada pelo curso de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) convida à submissão de artigos, resenhas e traduções de textos de filosofia que serão publicados em sua segunda edição. A data limite para submissão de trabalhos é até o dia 21/02/2011.


Os interessados devem enviar arquivos no seguinte formato: título, abstract com no máximo 250 palavras (no idioma do artigo e em Inglês – quando o idioma do artigo for Inglês, o abstract pode ser em Espanhol ou Português, idiomas também aceitos para publicação), Times New Roman 12, espaço entre linhas 1,5 e margens 2,5. As referências bibliográficas devem estar de acordo com ABNT-NBR 6023.

Em um arquivo separado deve ser enviado o nome completo do autor, título do trabalho submetido, endereço de email, Instituição e titulação. O endereço do e-mail é revistafundamento@ufop.br. O edital e resumos dos artigos publicados no primeiro número estão disponíveis em www.revistafundamento.ufop.br/page5.html.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

domingo, 23 de janeiro de 2011

ontem, no CCPE, foi assim.


filosofia para crianças, chapéus às cores, ideias, partilhas, e reencontros com quem já há muito se conhece.


traçar mapas, resumir, sintetizar. e a partir daqui, como vai ser?


agora que a porta da filosofia para crianças foi aberta, há que continuar a caminhar e a traçar (outros) mapas.
obrigada aos formandos pela presença e pelas experiências partilhadas. obrigada ao CCPE pela organização da formação.

no dia 29 de Janeiro estarei de volta à Av. 5 de Outubro, nº 23 - 1º
para as oficinas «A Filosofia é trabalhos do pensar»,
para pais e filhos (dos 4 aos 12 anos).

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Filosofia para Crianças e Criatividade em Aveiro - últimas inscrições


O blog do Colégio D. José I disponibiliza a ficha de inscrição do Encontro Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos.

A ficha deverá ser enviada por e-mail encontrofilosofiacriatividade@gmail.com



Este evento é fruto da parceria entre o projecto Filosofia para Crianças, Criatividade e Meia Dúzia de Chapéus às Cores e o Colégio D. José I e conta com o apoio do Institut de Pratiques Philosophiques (Óscar Brenifier).

Contamos, também, com o apoio do Centro Immensus Saberes, do Crédito Agrícola e da TB Store.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Inscrições abertas - Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos


19 de Fevereiro de 2011 – Colégio D. José I (Aveiro)



9h recepção dos participantes | distribuição de documentação

9h30m abertura do Encontro

9h45m Das teias tecidas entre o pensar e o sentir  | Celeste Machado e Joana Sousa

10h15m Oficina de Jovens Filósofos | Tomás Magalhães Carneiro

10h45m A continuidade da prática da Filosofia | Dina Mendonça

11h15m intervalo

11h30m O Twitter em sala de jardim de infância | Ana Dominguez

12h00 Criatividade e filosofia para crianças |Zaza Carneiro de Moura

12h30m encerramento dos trabalhos

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

sábado, 8 de janeiro de 2011

Agenda (em construção) para o 1º trimestre de 2011

22 de Janeiro
Workshop Filosofia para Crianças, Criatividade & Meia Dúzia de Chapéus às Cores®

para pais, professores, educadores e agentes educativos (6h)

local: CCPE - Av. 5 de Outubro 23, 1º - 1050-047 - Lisboa
informações & inscrições: contacto@ccpe.com.pt


29 de Janeiro
Oficinas A Filosofia é trabalhos de pensar

para pais e filhos (dos 4 aos 12 anos)

local: CCPE - Av. 5 de Outubro 23, 1º - 1050-047 - Lisboa
informações & inscrições: contacto@ccpe.com.pt


12 de Fevereiro
Rodopiar (n)o Pensamento

para pais, professores, educadores e  agentes educativos

local: Biblioteca Municipal de Palmela
informações & inscrições: geral@passosecompassos.pt


19 de Fevereiro
Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos
I Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade

para pais, professores, educadores e agentes educativos

local: Colégio D. José I (em Aveiro)
informações e inscrições: encontrofilosofiacriatividade@gmail.com


26 de Fevereiro
Filósofo por um dia: aprender a pensar

para crianças e jovens

local: X-Plain - Rua Fernando Lopes Graça, 6 A - (Telheiras) Lisboa
informações e inscrições: geral@x-plain.pt





sábado, 1 de janeiro de 2011

apoios: Institut de Pratiques Philosophiques

O Institut de Pratiques Philosophiques apoia o I Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade.

«The practice of the philosophy consists in an active listening of the other and in the comprehension of his speech. It implies also to think your own words and to be aware of them.
Many libraries organize free philosophical workshops which deal with a question; some schools integrate sessions of philosophy in their program, where we propose different types of exercises.
Philosophy is everywhere : Paris, in the whole France and in different European, Mediterranean, Russian, Asiatic, and south-American countries.
The calendar on the right informs you along the year about workshops which public can attend to, and also the English week-long seminar in Burgundy in july.
Further, publications result from our reflection, workshops, our exchanges with people.
Finally, we propose philosophical consultations through skype or in one-on-one meetings.»



(na fotografia: Óscar Brenifier, Joana Sousa e Celeste Machado)