«Contaram-nos que os chapéus não serviam só como adereço estético – embora já pouco habitual –, para esconder a calvície vergonhosa da meia-idade, ou humilhar guarda-redes; mas que também podiam ser usados para estimular o pensamento. E parece inclusive que há um nome para essa técnica: Six Thinking Hats, que foi desenvolvido por um tal de Edward de Bono. Ora, quisemos saber mais sobre o assunto e convidámos Joana Sousa para vir cá esclarecer-nos, ela que é «formadora certificada na técnica Six Thinking Hats®, pelo de Bono Thinking SystemTM» – sim, com estes salamaleques todos. Diz-nos Joana Sousa que «há seis chapéus, cada um com a sua cor, cada um com a sua função... que podemos utilizar isolada ou sequencialmente». E mais: «utilizada em variadíssimas empresas, a técnica Six Thinking Hats® vê reconhecida a sua eficácia a diferentes níveis, desde a simples condução de reunião, ao atendimento, às vendas e negociação, à identificação das competências. De modo diferente, tem vindo a ser...
OLá Joana, sou brasileiro, formado em filosofia, acabei de fazer MBA em Gestão de Pessoas. Acredito assim como você que a filosofia pode ser ferramenta eficaz nas empresas. Conheci você assintindo uma palestra de 5 minutos com o título de Filosofia nas empresas, encontrei este vídeo na internet. Estou produzindo um artigo científico com esse tema: filosofia e empresa. Pretendo atuar como palestrtante e consultor! Você tem alguma dica, algum artigo seu olu livro para indicar! Fico grato desde já!
ResponderEliminarwww.blogfilosofiaevida.com
Francisco Renaldo da Costa
Boa tarde, Francisco.
ResponderEliminarAconselho que leia autores como Lou Marinoff, Nigel Laurie.
Estou neste momento a desenvolver tese de mestrado nesta área... quem sabe se depois publico a tese!
Bom trabalho e obrigada pela partilha
Sugiro também que leia:
ResponderEliminarJosé Barrientos & Jorge Dias, «Idea y Proyecto: La Arquitectura de la Vida», Visión Libros, Madrid, 2010.
Pode comprar aqui:
http://www.visionlibros.com/detalles.asp?Id_Productos=10421