Avançar para o conteúdo principal

Meia dúzia de chapéus às cores na #sala5

A convite da @Anadz visitámos a #sala5. Ficou a promessa de voltar depois da aula de Filosofia em Novembro passado. Desta vez levámos na mala meia dúzia de chapéus às cores, um código para os pensamentos, para nos ajudar pensar.


No final do dia, como é habitual, os meninos da #sala5 fazem o reconto das actividades via Twitter. A Ana senta-se ao computador e os meninos vão dizendo o que de mais importante se passou. Hoje falaram da aula de Filosofia, dos Chapéus do Pensamento e da visita do amigo João (de quem tinham saudades).

Aqui fica o resumo do que aprendemos sobre os seis chapéus (cf. no twitter através da hashtag #sala5)



Hoje a Joana mostrou-nos uns chapéus e eram todos para os pensamentos (Daniel,Miguel,5 anos)

Também pusemos os chapéus na cabeça (Bernardo,6 anos)

Cd chapéu tinha 1 cor. O chapéu azul é pr não nos esquecermos das coisas (Miguel, Manel,5 anos)

O chapéu preto é das coisas más (Bernardo,6 anos)

O chapéu preto é o do peixe cozido (Nós não gostamos) (Miguel,5 anos)

O chapéu amarelo é das coisas que sabem bem (como fazer trabalhos ou jogos) (Tó, Miguel,Bernardo)

O chapéu verde é o da Criatividade (como os jardins portáteis) (Afonso, Pedro, Bernardo)

O chapéu vermelho é o dos sentimentos (é sentir o cora´ão a bater) (Gabriel,6 anos)

O chapéu branco é o chapéu das perguntas (Gabriel, 6 anos)

Nós hoje de manhã desenhámos os chapéus que nós quisemos e cada 1 correspondia ao que nós fazíamos ou tínhamos (Tó, Bernardo)




Comentários

  1. Sigo o teu blog há algum tempo mesmo muito antes de nos "cruzarmos" na #sala5. Parabéns pelo trabalho que tens feito e por pensares e fazeres diferente!

    João Lima

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

um espaço para sentir, observar, contemplar... da terra ao céu!

Quinta dos Loridos Bombarral

Palavras Cruzadas com Filosofia!

Mais uma vez, o Twitter foi palco de uma «parceria», de um encontro... melhor dizendo! De um cruzar de ideias e de propostas, do qual resultaram Palavras Cruzadas. O Paulo Freixinho desafiou-me para seleccionar 6 palavras relacionadas com o meu projecto, para que as pudesse trabalhar e cruzar (como só ele sabe)! O resultado está à vista! Cliquem aqui para aceder ao espaço do Paulo, a quem agradeço a oportunidade de colaboração.

Chapéus há muitos

«Contaram-nos que os chapéus não serviam só como adereço estético – embora já pouco habitual –, para esconder a calvície vergonhosa da meia-idade, ou humilhar guarda-redes; mas que também podiam ser usados para estimular o pensamento. E parece inclusive que há um nome para essa técnica: Six Thinking Hats, que foi desenvolvido por um tal de Edward de Bono. Ora, quisemos saber mais sobre o assunto e convidámos Joana Sousa para vir cá esclarecer-nos, ela que é «formadora certificada na técnica Six Thinking Hats®, pelo de Bono Thinking SystemTM» – sim, com estes salamaleques todos. Diz-nos Joana Sousa que «há seis chapéus, cada um com a sua cor, cada um com a sua função... que podemos utilizar isolada ou sequencialmente». E mais: «utilizada em variadíssimas empresas, a técnica Six Thinking Hats® vê reconhecida a sua eficácia a diferentes níveis, desde a simples condução de reunião, ao atendimento, às vendas e negociação, à identificação das competências. De modo diferente, tem vindo a ser...