domingo, 14 de março de 2010

conjugar o verbo chapelar!

Depois da visita à #sala5, com um saco cheio de chapéus às cores é com muito agrado que leio, via Twitter, os passos destes «meus» pequenos filósofos.

No momento do reconto do dia, as crianças são convidadas a pensar naquilo que se passou e a tentar enquadrar esses acontecimentos nas seis linhas de pensamento que os chapéus indicam.





Se quiser saber algo mais sobre a técnica de Edward de Bono, visite aqui.

Quanto à #sala5, seguem-se alguns ecos desta semana, que podem ser acompanhados na timeline da educadora Ana Dominguez (@Anadz).


09-03-2010

Chapéu Vermelho: Jogar à bola (Bernardo, 6 anos)

Chapéu Verde: Fazer 1 bola de futebol com objectos (fita cola, 1 gorro e papel) (MIguel, 5 anos)

O cérebro é o que manda no nosso corpo todo e isso pertence ao Chapéu Branco (Tomás, 5 anos)

O trabalho dos ovos da Pàscoa, 1º temos que preparar tudo, antes de os fazer e isso pertence ao chapéu Azul (Bernardo,6 anos)

Hoje é dia de Postais para o dia do Pai (Chapéu Azul)

Nós inventámos a história para o concurso das histórias e isso é uma coisa do Capéu Verde (Miguel, 5 anos)

Eu detesto bacalhau cozido (Chapéu Preto), (Bia, 5 anos)

Eu gostei de jogar o jogo da Glória (Chapéu Amarelo) (Tó, 5 anos)


10-03-2010

Nós também tocámos com aqueles senhores, com as clavas (isso pertence ao Chapéu Amarelo, Joana A., Bernardo, 6 anos)

Ouvir o concerto foi uma coisa que pertence ao Chapéu Vermelho (Gabriel, Salvador)

O prof. Marco pensou e trouxe o cd para nós vermos e ouvirmos (Chapéu Azul) (Bernardo, 6 anos)

Sem comentários:

Enviar um comentário