domingo, 3 de janeiro de 2010

Faleceu o Professor Doutor Manuel Barbosa da Costa Freitas

«Sem recusar a magistralidade, cultivava o diálogo e a pergunta inteligente como as mais excelentes formas de relação pedagógica. Espírito dialéctico na análise e sintético na conclusão, reconduzia com rigor lógico a série de argumentos até à sua expressão mais simples. A simplicidade, com efeito, qual colheita da tarde, desconcerta quem procura razões obscuras, enoveladas, profundíssimas. Por isso M.B.C.F sobrava sempre por cima da profunda erudição que então manifestava.»

O texto é do Professor José Rosa e pode ser lido aqui.

O Professor Doutor Manuel B. Costa Freitas foi meu professor na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa; tendo orientado a minha tese de licenciatura intitulada Do espanto primeiro à interrogação radical ou Do encontro com a vida - Considerações em torno da filosofia e da religião, tendo por base o estudo da obra O Nascimento da Tragédia, de Friedrich W. Nietzsche

1 comentário:

  1. mt lamento.foi tb meu prof na católica e sei o qto adorava sto agostinho.mesmo após a conclusão do meu curso, cheguei a visitá-lo, amigavelmente, ao seminário da luz.
    era um homem honrado!
    Deus tenha a sua alma em paz.

    ResponderEliminar