A Filosofia para Crianças (FpC) surge pelas mãos de Lipman. Para o norte americano, o programa de Filosofia para Crianças tem como objectivo cultivar o desenvolvimento das capacidades cognitivas, a propósito de discussões de temas filosóficos, iniciando assim os jovens e as crianças na Filosofia. O paradigma educacional que surge desta proposta de Lipman visa desenvolver os pensamentos crítico, criativo e cuidativo.O método lipmaniano apresenta um conjunto de histórias, estruturadas em diálogo, apresentando um contexto cultural mínimo, de forma a poderem ser utilizadas em diferentes culturas. Numa linguagem adaptada às crianças, procura-se levar a criança a considerar os diferentes pontos de vista, não a aceitar de imediato as ideias que as várias personagens encarnam.
E... meia dúzia de chapéus às cores? Humm, seis chapéus do pensamento? Para Edward de Bono, o pensamento é uma competência operativa com a qual a inteligência age sobre a experiência. O pensamento crítico é valioso apenas se tivermos um pensamento que seja construtivo e criativo. Para o autor de Ensine os seus filhosa pensar, não basta ensinar o pensamento crítico. O pensamento crítico aliado ao pensamento criativo dão lugar às novas ideias. "A criatividade não é uma dádiva mística. Podemos treiná-la.", afirma Bono.
O projecto http://www.filosofiacomcriancas.com/ tem como objectivo dar a conhecer estas metodologias, através de workshops e cursos de formação para adultos, bem como oficinas e ateliers para as crianças.
Para mais informações e encomendas: joanarssousa@gmail.com
(*) e um muito obrigada ao nosso designer gráfico residente, João Paca!
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