sábado, 8 de agosto de 2009

ContagiAR.TE – «Encontros com Brinquedos: histórias para reinventar o mundo»

O Projecto ExperimentAR.TE consiste num conjunto Espaços de Intervenção através da Arte pretendendo o desenvolvimento pessoal (espaço ExpressaAR.TE), o desenvolvimento social e o combate ao estigma (espaço ContagiAR.TE), e a investigação na área de interligação entre a ciência, a arte e a inserção social, sendo uma valência da Casa de Saúde do Telhal – Instituto S. João de Deus, IPSS.

Criado em 2003 no seio dos serviços de reabilitação psicossocial, o ContagiAR.TE desenvolve desde 2004 diferentes iniciativas sem fins lucrativos, apoiadas pela C. M. Sintra e pelo I.N.R., envolvendo exposições de artes plásticas, concursos de criatividade, oficinas criativas, ferias, dinamização do conto, visitas culturais, encontros científicos e artísticos e divulgação de boas práticas em reabilitação.

A agenda 2009 do espaço ContagiAR.TEI conta com a iniciativa «Encontros com Brinquedos: histórias para reinventar o mundo», inspirada e comissariada por Daniela Breda (10 anos), este concurso de criatividade/exposição tem como objectivo promover o encontro ente diferentes gerações e grupos sociais abraçando a fantasia dos brinquedos em papel para abrir alternativas para um mundo mais solidário e assim reforçar na sociedade o potencial criador e humanitário das pessoas com alguma dificuldade mental, visual, auditiva ou motora.

Esta iniciativa envolveu a oferta de brinquedos em papel no Dia Mundial da Criança, a exposição/venda patente ao público entre 15 e 26 de Junho na Galeria de Arte ContagiAR.TE (Av. Miguel Bombarda, 184C Queluz Pendão), com a contribuição artística de várias instituições de saúde mental, e diversas oficinas criativas (origami e teatro de fantoches) orientadas, respectivamente, por Inês Ângelo e Nuno Pinto, para facilitar o contacto entre pessoas com e sem dificuldades psiquiátricas de diversas gerações, para combater o estigma e educar para o exercício de uma cidadania atenta, sensível e activa.

Para Agosto entre os dias 16 e 29, está agendado o desenvolvimento de uma residência artística para jovens com ou sem patologia psiquiátrica sob o tema do ano Europeu para a Criatividade e Inovação e o ano Internacional da Astronomia denomina «Observatório de Criatividade». Todas as actividades são gratuitas e envolvem estadia completa, idas à praia e ao cinema, tarde roda de contos e noite de observação dos astros, e a participação em diversas oficinas criativas (pintura e escultura, ilustração, animação, vídeo, teatro, escrita criativa e maquilhagem criativa, que resultarão num espectáculo final aberto à comunidade.

A agenda 2009 do espaço ExpressAR.TE envolve a continuação de um laboratório de expressões, actividade terapêutica que explora a linguagem vídeo e que tem resultado, desde o ano passado, em trabalhos criativos que divulga em diferentes iniciativas na comunidade.


Data: de 16 a 29 de Agosto
Inscrições: joão.lopes@isjd.pt ou tel. 21 917 9200

Sem comentários:

Enviar um comentário