domingo, 9 de novembro de 2008

Aguardo o estudo acerca do QE, mas para já...


...aqui ficam as notícias sobre a influência da Filosofia para Crianças no QI.

«Em 2001, o Clackmannanshire Council foi a primeira escola no Reino Unido a incluir filosofia para crianças de 4 anos no seu curriculo pedagógico. A opção foi tomada depois de um estudo da Universidade de Dundee ter referido que a Filosofia para Crianças pode subir o QI até mais 6.5 pontos. Depois de 7 anos será realizado um encontro nesta escola para debater o tema e analisar a experiência nesta escola. A filosofia para crianças é também referida como potenciadora do desenvolvimento da inteligência emocional assim como estratégias de comunicação.»

in Telegrapho de Hermes

2 comentários:

  1. A Fil Crianças já tem mais de 50 anos nos USA e com resultados comprovados a nível do desenvolvimento de competências lógico argumentativas e cívicas (aprendizagem/ clarificação dos Valores). Eu tenho este Projecto em Santo António, Barreiro, desde 1999/2000 e tem sido muito interessante. Pena que seja sempre trabalho extra - Horário, com os custos que isso tem. Fiz Formação com uma discipula do LIPMAN, a Prof. Maria José Figueiroa Rego e desde 1999 que trabalho com 5ºs e 7º Anos, numa Escola Básica e Secundária.

    Gostei de conhecer o vossso Projecto e gostaria de trocar Ideias, Projectos e quem sabe estabelecer um Protocolo entre os nossas Grupos de FCP.

    Luís Mourinha

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,
    Recordo tb que a primeira escola em portugal exclusiva para sobredotados vai incluir Fil para Crianças.

    ResponderEliminar