terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

boa notícia e má notícia!

A boa notícia diz respeito à iniciativa de empresas privadas em oferecer 66 lugares nos seus quadros a estudantes da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Córdoba. Esta oferta manter-se-á nos próximos dois anos. Leia aqui a notícia completa.

A má notícia diz respeito ao encerramento do curso de Filosofia na Universidade de Évora: «A Universidade de Évora, que vai suspender três licenciaturas no próximo ano lectivo por falta de alunos, pretende abrir três novos cursos em parceria com o sector empresarial, em que os estudantes aplicam os conhecimentos nas empresas.
Para a Universidade de Évora, a ligação às empresas é vital. Encaramos toda a nova formação de primeiro ciclo (licenciatura) em parceria com as empresas e esse namoro irá prolongar-se pelos segundo e terceiro ciclos de formação», frisou hoje o reitor, Jorge Araújo.
No próximo ano lectivo, revelou, vão ser suspensas as licenciaturas de Física, Filosofia e Matemática, que captam um reduzido número de alunos, mas, em contraponto, vão ser criados três novos cursos, fruto dessa ligação às empresas.»

Em Córdoba valoriza-se a versatilidade do curso de Filosofia como uma mais valia para as empresas, em áreas tão distintas como a tradução, as galerias de arte, entre outras. Em Évora acaba-se com o curso de Filosofia, precisamente por se considerar que este não se adequa à realidade empresarial, preferindo-se cursos «sanduíche».

É caso para fazer minhas as palavras do grande jornalista e comunicador Fernando Pessa: e esta hein?


(via telegrapho de hermes)

Sem comentários:

Enviar um comentário