domingo, 27 de janeiro de 2008

Empregabilidade em filosofia

«(...) É que, em muitas universidades do mundo, estas disciplinas são asseguradas pelos departamentos de filosofia e é precisamente por esta razão que as empresas recrutam cada vez mais licenciados em filosofia. Enquanto andamos em Portugal preocupados com o dasein, como se a filosofia se esgotasse no seu estudo, noutros países, a filosofia não deixa sobrar o seu terreno para outras disciplinas que mais não podem fazer que remediar um ensino correcto e rigoroso da lógica e da argumentação. E é lamentável que tal não aconteça em Portugal. Não quero tomar a posição do “8 ou 80”, muito à portuguesa, e, do nada, pensar que o mal académico da filosofia está em que toda a gente é heideggeriana. Creio que filósofos como Heidegger devem ser estudados e é desejável que muitos estudos sobre o autor sejam lançados. O que é estranho é que a filosofia em Portugal parece esgotar-se aí, quando as suas possibilidades de actuação são muito mais amplas. Perante esta realidade, o que é desejável acontecer na filosofia académica em Portugal? (...)»

uma reflexão de Rolando Almeida

2 comentários:

  1. Boa Noite: peco desculpa por entrar assim de rompante, mas precisava de saber uma informação: onde e' que há no Algarve um local para fazer um curso de reciclagem de formadores?
    Vou estar em Portugal (Algarve,Castro Marim)a partir de Marco, preciso de ter essa qualificação.

    Meu contacto : sanchesgama@gmail.com

    Muito obrigado

    Chamo-me João Pedro Gama, parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  2. Olá João.
    Obrigada pelo seu contacto.
    Relativamente ao assunto da formação contínua de formadores, não sou a pessoa indicada para ajudar: sou da zona de Lisboa e não tenho conhecimentos de centros de formação na zona do Algarve.

    Volte sempre!

    ResponderEliminar