Avançar para o conteúdo principal

O sentido da Vida? Hoje, na Antena 3


«Já antes havíamos tido uma Prova Oral filosófica e, posto que não há uma sem duas (o ditado não é bem assim, mas para agora dá jeito), resolvemos repetir a dose: cá vai a nossa alma de mochila às costas outra vez, por esses trilhos inóspitos da existência afora, à procura do sentido da vida. Achá-lo-á?; é o sentido da vida coisa que se encontre como o berlinde que deixámos esquecido não sei onde e que o gato se encarregou de, pata-a-pata, esconder num sítio mais obscuro ainda, provavelmente debaixo da estante grave da biblioteca que há três gerações permanece encostada à mesma parede e onde só os fantasmas da família vão, amiúde, catar um livro para entreter a insónia?»


Não percam a Prova Oral, hoje às 19h.

Comentários

  1. Olá Joana,
    Que pena tive eu de hoje não poder fazer o programa com o Alvim. Melguei tanto quanto pude o pessoal para fazermos programas mais reflexivos e onde a filosofia coubesse de uma forma despretensiosa e acessível a todos. Como deve ser: vivida.
    Já te adicionei ao meu baú de blogs. Terei muito gosto que visites o meu estaminé:
    www.principiosdaincerteza.blogspot.com
    Beijitos
    Marisa Jamaica

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,
    Obrigada pela tua resposta.
    Desculpa, ontem acedi ao teu blog tendo entrado com a entidade da PO, daí aparecer "Xana" que é a nossa produtora :)
    Na realidade sou a Marisa. Mas como usamos a mesma conta de gmail para comunicar deu esta confusão.

    A filosofia é uma forma de estar na vida, uma forma de perspectivar as coisas de vários pontos de vista, tolerante e racionalmente. Felizmente não se resume ao saber académico hermético mas é algo democraticamente generalizado. Afinal basta pensar. :) Pensar melhor e criticamente é a meta.
    Um beijinho grande.
    Marisa Jamaica.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

um espaço para sentir, observar, contemplar... da terra ao céu!

Quinta dos Loridos Bombarral

Palavras Cruzadas com Filosofia!

Mais uma vez, o Twitter foi palco de uma «parceria», de um encontro... melhor dizendo! De um cruzar de ideias e de propostas, do qual resultaram Palavras Cruzadas. O Paulo Freixinho desafiou-me para seleccionar 6 palavras relacionadas com o meu projecto, para que as pudesse trabalhar e cruzar (como só ele sabe)! O resultado está à vista! Cliquem aqui para aceder ao espaço do Paulo, a quem agradeço a oportunidade de colaboração.

Chapéus há muitos

«Contaram-nos que os chapéus não serviam só como adereço estético – embora já pouco habitual –, para esconder a calvície vergonhosa da meia-idade, ou humilhar guarda-redes; mas que também podiam ser usados para estimular o pensamento. E parece inclusive que há um nome para essa técnica: Six Thinking Hats, que foi desenvolvido por um tal de Edward de Bono. Ora, quisemos saber mais sobre o assunto e convidámos Joana Sousa para vir cá esclarecer-nos, ela que é «formadora certificada na técnica Six Thinking Hats®, pelo de Bono Thinking SystemTM» – sim, com estes salamaleques todos. Diz-nos Joana Sousa que «há seis chapéus, cada um com a sua cor, cada um com a sua função... que podemos utilizar isolada ou sequencialmente». E mais: «utilizada em variadíssimas empresas, a técnica Six Thinking Hats® vê reconhecida a sua eficácia a diferentes níveis, desde a simples condução de reunião, ao atendimento, às vendas e negociação, à identificação das competências. De modo diferente, tem vindo a ser...