segunda-feira, 5 de setembro de 2011

filocriatiVIDAde em Moçambique

A convite da Escola Portuguesa de Moçambique, o projecto filocriatiVIDAde organiza, a partir de 08 de Setembro, uma formação para professores denominada Filosofia para Crianças e Criatividade.

A acção de formação contemplará momentos de trabalho com as crianças e jovens da Escola, de forma a complementar a parte teórica da formação com a prática. Dos conteúdos da formação fazem parte as metodologias de Mattew Lipman, Óscar Brenifier e Catherine McCall, bem como de autores ligados à área da criatividade.

No entender de Joana Sousa, Licenciada em Filosofia, Formadora e Responsável pelo projecto filocriatiVIDAde “a Filosofia para Crianças (FpC) consiste numa prática de competências do pensar. Costumo usar a imagem do ginásio: nas sessões de FpC temos oportunidade de treinar os músculos do pensamento, questionando, reflectindo em grupo e assumindo posições”.

O projecto filocriatiVIDAde surge em 2008, tendo como responsável Joana Sousa. Dedica-se à formação na área da filosofia para crianças, filosofia aplicada e criatividade (para crianças e adultos). O projecto viaja um pouco por todo o país, tendo já marcado presença em Faial, Lousada, Lourinhã, Portalegre, Funchal, Odivelas, Rio de Mouro, Amor e Lisboa.

A Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa iniciou as suas actividades no ano lectivo 1999-2000. Desde há alguns anos que a filosofia para crianças faz parte do dia a dia dos seus alunos, como Actividade de Complemento Curicular, nos 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico.


“Mais importante do que os resultados dos ateliers (um desenho e uma frase, por exemplo) é observar o modo como as crianças descobrem que «trabalhar com a mente é divertido», afirma Joana Sousa.




Projecto filocriatiVIDAde: http://joanarssousa.blogspot.com/

Escola Portuguesa de Moçambique: http://www.epmcelp.edu.mz/

Sem comentários:

Enviar um comentário