Avançar para o conteúdo principal

Conferência "Infância, Crianças e Internet: Desafios na Era Digital"

«A Internet e os novos media, e o lugar central que hoje ocupam na família e na escola, em particular na vida dos mais novos, são os temas que estarão em debate na Conferência Internacional Infância, Crianças e Internet: Desafios na Era Digital, que irá realizar-se no início da próxima semana, dias 23 e 24 de Novembro, no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian.


Comissariada pela socióloga e investigadora Ana Nunes de Almeida, esta Conferência vai reunir especialistas e investigadores para discutir os efeitos da entrada em força da internet nos quotidianos privados das famílias e nas escolas. Para a comissária, “o papel, nocivo ou emancipador, dos novos media junto das crianças nas sociedades contemporâneas”, “os novos riscos online e do controlo ou vigilância parentais, associados aos horizontes cada vez mais abertos da navegação” ou ainda “o novo estatuto das crianças, ‘nativos digitais’, na relação educativa com os adultos (pais e professores)” são questões prementes que convidam à reflexão e que estarão no centro do debate, onde será dado relevo à perspectiva das crianças.

Na sessão de abertura, dia 23 de Novembro, às 10h, estarão presentes Isabel Alçada, Ministra da Educação, e Eduardo Marçal Grilo, Administrador da Fundação Gulbenkian. A comunicação inaugural, com início às 10h30, estará a cargo de Francisco José Viegas.

A Morte da Infância? A Infância Digital?, Os Ofícios da Criança na Era Digital e As TIC em Casa: Contextos e Desigualdades serão as comunicações apresentadas ao longo dos dois dias em que decorre a Conferência Infância, Crianças e Internet: Desafios na Era Digital, onde também terão lugar as seguintes mesas-redondas: Geografias do risco, o público e o privado; Aprendizagens e Saberes Infantis: A Sala de Aula e a Escola; e O Jogo das Gerações.»


Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian. Consulte o programa AQUI.

[via @BAKuarela]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

um espaço para sentir, observar, contemplar... da terra ao céu!

Quinta dos Loridos Bombarral

Palavras Cruzadas com Filosofia!

Mais uma vez, o Twitter foi palco de uma «parceria», de um encontro... melhor dizendo! De um cruzar de ideias e de propostas, do qual resultaram Palavras Cruzadas. O Paulo Freixinho desafiou-me para seleccionar 6 palavras relacionadas com o meu projecto, para que as pudesse trabalhar e cruzar (como só ele sabe)! O resultado está à vista! Cliquem aqui para aceder ao espaço do Paulo, a quem agradeço a oportunidade de colaboração.

Chapéus há muitos

«Contaram-nos que os chapéus não serviam só como adereço estético – embora já pouco habitual –, para esconder a calvície vergonhosa da meia-idade, ou humilhar guarda-redes; mas que também podiam ser usados para estimular o pensamento. E parece inclusive que há um nome para essa técnica: Six Thinking Hats, que foi desenvolvido por um tal de Edward de Bono. Ora, quisemos saber mais sobre o assunto e convidámos Joana Sousa para vir cá esclarecer-nos, ela que é «formadora certificada na técnica Six Thinking Hats®, pelo de Bono Thinking SystemTM» – sim, com estes salamaleques todos. Diz-nos Joana Sousa que «há seis chapéus, cada um com a sua cor, cada um com a sua função... que podemos utilizar isolada ou sequencialmente». E mais: «utilizada em variadíssimas empresas, a técnica Six Thinking Hats® vê reconhecida a sua eficácia a diferentes níveis, desde a simples condução de reunião, ao atendimento, às vendas e negociação, à identificação das competências. De modo diferente, tem vindo a ser...