segunda-feira, 29 de junho de 2009

E se o twitter fosse utilizado na sala de aula?



Ana Dominguez é uma utilizadora do twitter e foi nesta rede que a conheci, bem como ao seu trabalho no Colégio de Alfragide. Hoje fomos presenteados com um trabalho em que a educadora Ana relata uma experiência de utilização do twitter, na sala dos 4 anos.


«(...) À medida que a criança se desenvolve, as trocas conversacionais tornam-se cada vez mais elaboradas e a criança fica mais eficiente na transmissão dos seus próprios propósitos e mais eficaz na compreensão das intenções do interlocutor. (Sim Sim, Silva, & Nunes, 2008)
Por isso senti a necessidade de introduzir o twitter na sala de aula.
O que é o twitter?
É um serviço de microblogging criado para responder à questão "O que estás a fazer?".

(...)

Como utilizo o serviço na sala de aula e porquê?
Porque acho que é uma forma divertida e possível para desenvolver a literacia. Ao haver a possibilidade de interacção com outras pessoas, outras educadoras, outras escolas, faz com que seja muito mais empolgante, estamos sempre à espera que alguém queira trocar experiências connosco, o que, ao mesmo tempo, faz com que os alunos desejem esses pequenos períodos de tempo em que "vamos falar..., contar, convidar, saudar, etc,etc".

No final da manhã e da tarde, uso o twitter como "reconto do dia" e ao mesmo tempo um regresso à calma.
Sento-me em frente ao computador com os meus alunos à volta e as regras instituídas são:
- Todos podem e devem falar.
- É preciso por o braço no ar e esperar pela sua vez.
- Ouvimos com atenção e damos tempo para que cada um consiga dizer a sua frase.
- Não podemos repetir frases.
- Aceitamos que um, dois ou três colegas acrescentem pormenores à frase inicial.
- Introduzem-se canções e lengalengas.
- É sempre lido o que cada aluno disse.
- Todos aqueles que interagem connosco no twitter estão convidados a "seguir-nos".»



É evidente a entrada deste tipo de comunicação em rede nas nossas vidas, e cada vez mais cedo. Consideramos pertinente que experiências como esta se relatem e se partilhem, de forma a apurar as vantagens e desvantagens da sua utilização, afinar as medidas certas, sem nunca deixar de aproveitar as virtualidades da comunidade «tuiteira». Aos 4 anos? Sim, e porque não!


O relato, na versão integral, poderá ser consultado aqui.

3 comentários:

  1. A referência de um blogue do Jardim de Infância da minha filhota http://jardimdemonserrate.blogspot.com/
    Fazem um excelente trabalho!

    MTeresaSoares

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante o post, principalmente pq se trata da educação infantil.

    ResponderEliminar
  3. Alô, Biosfera!
    Este tem sido um projecto muito interessante, que tenho seguido no Twitter.
    Veremos como a sala dos 5 anos vai continuar a trabalhar com esta ferramenta.

    Obrigada pela visita

    ResponderEliminar