quinta-feira, 10 de maio de 2007

Formação Avançada em Ética para Situações-limite


Ética para Situações-limite é uma acção de formação avançada da Área Científica de Filosofia e da unidade de I&D nela científicamente integrada: o CEFi - Centro de Estudos de Filosofia, da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa).


O contexto social e cultural está marcado por um contínuo desafio aos limites que se colocam no encontro da pessoa, enquanto existente na História. Entre os desafios colocados aos normais limites da condição corpórea estão os que resultam do consumo de substâncias químicas psicoactivas, a acção potenciadora das capacidades intelectuais ou a necessidade de obter uma maior capacidade de rendimento no exercício de determinadas práticas desportivas, e, particularmente, dos chamados desportos radicais. Tais desafios nascem dos sucessivos desenvolvimentos da ciência e da técnica e dos processos de socialização e educação que interferem no desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos, sobretudo os mais jovens que, por essas técnicas e processos, são mais permeáveis e sugestionáveis.

Algumas ciências, v.g., a Sociologia, a Psicologia, a Biologia e outras do âmbito da saúde, estudam, hoje, os comportamentos humanos violentos, de risco e desviantes que representam um perigo acrescido para a saúde e para a segurança e o bem-estar da pessoa.

No âmbito destas opções sócio-culturais colocam-se, com frequência, enormes interrogações que exigem da ética uma resposta. Seja porque nos encontramos num quadro de situações-limite, seja porque os próprios limites da condição humana são postos em causa ou nem sequer são já aceites.

Várias são as áreas de actividade humana onde se faz sentir a necessidade de uma adequada e/ou, eventualmente, complementar formação antropológica e ética para profissionais que lidam com os cidadãos em geral ou, sobretudo, com aqueles cidadãos que representam um risco acrescido no campo dos comportamentos violentos e dos estilos de vida não saudáveis.


Calendário
14 a 18 Maio e 21 a 25 Maio (dez dias - 3 horas / dia, a partir das 18h30)


Informações:

Rosário Lopes

Tel. 21 721 4193

Sem comentários:

Enviar um comentário