terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Dizer não ao não à Filosofia



"Salvemos a Filosofia" por Daniel Sampaio


"Junto a minha voz a todos os que têm lutado pela importância da Filosofia no Secundário. Devo dizer que alguns argumentos me parecem tão rebuscados que não contribuem para a solução do problema, porque deslocam o debate para as questões mais técnicas do ensino da filosofia, aumentando as razões daqueles que a contestam, pelo facto de a considerarem 'complicada'" (...) " A Filosofia ajuda na síntese do que se aprendeu noutros campos, ao lançar novas perspectivas sobre a História, as Ciências e a Literatura. Constitui uma espécie de inventário crítico sobre a experiência humana que o adolescente adquire nas diversas acções do seu quotidiano. Ajuda os jovens a perceber que existe reflexão além do imediato, opinião que ultrapassa a imagem instantânea, discussão mais aprofundada do que a que acontece na maioria dos debates televisivos." (...) "Perante jovens em formação, numa sociedade que privilegia o imediato e não valoriza a reflexão,a Filosofia é um dos últimos redutos do pensamento livre." (...) " Na adolescência actual encontramos muitas vezes sinais de imaturidade e irresponsabilidade que inquietam pais e professores: essa é também uma importante razão para desenvolvermos o ensino da Filosofia, porque ajudar a pensar é o caminho certo para pensar antes de agir. Esperemos que os adversários de sempre da Filosofia, aqueles que se inquietam com a 'educação do espírito' que a caracteriza, não triunfem desta vez"


Crónica na revista Xis (integrante do jornal Público) de sábado, 20 de Janeiro de 2007


*


A filosofia pós-Socrática


"O próximo passe de ilusionismo do Ministério da Educação é a redução drástica do ensino da Filosofia no Secundário, tornando a disciplina tão opcional que praticamente ninguém vai optar por ela. Ora, arrasar com o ensino da Filosofia num País cujo primeiro-ministro se chama Sócrates é o mesmo que arrasar com o ensino da Lìngua Francesa num país cujo primeiro-ministro se chamasse Larousse.É insólito, é errado, é decadente e também é uma coincidência altamente divertida."


Opinião de Tiago Rodrigues na pág. 64 da Revista NS' (integrante do Diário de Noticias e Jornal de Noticias) que está hoje [20.01.2007] nas bancas.




Estes textos foram retirados do Telegrapho de Hermes.

Sem comentários:

Enviar um comentário