domingo, 22 de abril de 2012

mudança

a partir de hoje moramos AQUI

e os cavaleiros da Távola Redonda continuam a filosofar


entre uma pergunta e uma resposta, surgem exemplos e situações familiares que se prestam à reflexão


e escrevem-se frases que fazem sentido,  na Távola e fora dela

domingo, 15 de abril de 2012

filosofia de alto risco


«So if we philosophers want to restore philosophy’s authority in the wider culture, we should not change its name but engage more often with issues of contemporary concern — not so much as scientists but as guardians of reason. This might encourage the wider population to think more critically, that is, to become more philosophical.»


por estas razões (e por outras) abracei recentemente um projecto que visa proporcionar momentos de filosofia aplicada a populações «em risco». tratam-se de crianças e de jovens «em risco». coloco as aspas porque, em última instância, todos nós estamos em risco e a vida, em si, constitui-se como um risco.



e têm sido dias de descoberta de perspectivas diferentes face à vida. há mais coisas no céu e na terra do que roubar bolachas no Pingo Doce. ou comprar garrafas de vodka. há uma equipa de futsal com objectivos bem definidos. há ideias e pensamento próprios. e há o espanto perante o «aqui não há respostas certas à partida, cada um diz aquilo que pensa e depois, em conjunto, percebemos se a ideia faz sentido ou não».
são dias de curso bem diferentes do habitual. são cursos de filosofia de alto risco, pois não há maior risco do que aquele que consiste em dizer o que se pensa. e estes jovens «em risco» assumem-no, dia após dia, nos cursos

filosofiar é fixe | - filosofia aplicada a jovens | desenvolvimento dos pensamentos crítico e criativo

pensar fora da caixa | criatividade na 1ª pessoa

a ter lugar na Távola Redonda.

sábado, 7 de abril de 2012

A Aleg(o)ria da Caverna está de volta


na Livraria Cabeçudos no próximo sábado, 14 de Abril  (às 11h)

as oficinas estão abertas para pais e filhos dos 4 aos 10 anos.
(quem diz pai, diz mãe ou avós ou tia!)

info@cabecudos.com



sexta-feira, 6 de abril de 2012

parar para pensar






«são os IPAD's, os computadores, os portáteis, as PlayStations, as Nintendo, os IPHONEs... que lhes roubam as competências sociais, o equilíbrio humano, a capacidade de lidar com a frustração, o sentido colectivo, o prazer de estar com o Outro...»