quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Conferência "Infância, Crianças e Internet: Desafios na Era Digital"

«A Internet e os novos media, e o lugar central que hoje ocupam na família e na escola, em particular na vida dos mais novos, são os temas que estarão em debate na Conferência Internacional Infância, Crianças e Internet: Desafios na Era Digital, que irá realizar-se no início da próxima semana, dias 23 e 24 de Novembro, no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian.


Comissariada pela socióloga e investigadora Ana Nunes de Almeida, esta Conferência vai reunir especialistas e investigadores para discutir os efeitos da entrada em força da internet nos quotidianos privados das famílias e nas escolas. Para a comissária, “o papel, nocivo ou emancipador, dos novos media junto das crianças nas sociedades contemporâneas”, “os novos riscos online e do controlo ou vigilância parentais, associados aos horizontes cada vez mais abertos da navegação” ou ainda “o novo estatuto das crianças, ‘nativos digitais’, na relação educativa com os adultos (pais e professores)” são questões prementes que convidam à reflexão e que estarão no centro do debate, onde será dado relevo à perspectiva das crianças.

Na sessão de abertura, dia 23 de Novembro, às 10h, estarão presentes Isabel Alçada, Ministra da Educação, e Eduardo Marçal Grilo, Administrador da Fundação Gulbenkian. A comunicação inaugural, com início às 10h30, estará a cargo de Francisco José Viegas.

A Morte da Infância? A Infância Digital?, Os Ofícios da Criança na Era Digital e As TIC em Casa: Contextos e Desigualdades serão as comunicações apresentadas ao longo dos dois dias em que decorre a Conferência Infância, Crianças e Internet: Desafios na Era Digital, onde também terão lugar as seguintes mesas-redondas: Geografias do risco, o público e o privado; Aprendizagens e Saberes Infantis: A Sala de Aula e a Escola; e O Jogo das Gerações.»


Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian. Consulte o programa AQUI.

[via @BAKuarela]

Sem comentários:

Enviar um comentário