Avançar para o conteúdo principal

Filosofia: que interessa isso hoje?

Filosofia e filosofar - que interessa isso hoje? A pergunta é actual e polémica e dá nome ao novo ciclo de tertúlias da livraria Almedina Estádio de Coimbra. A primeira sessão é dedicada à relação entre a Filosofia e a Educação, um dos temas que mais tem agitado o panorama educativo português, e decorre no dia 17 de Março (terça-feira) às 18 horas.

Num momento em que a Filosofia tem sido compulsivamente menosprezada nos programas do ensino secundário, deixando de ser objecto de exame obrigatório no 11º ano e passando a disciplina opcional no 12º sob o espectro do desaparecimento completo, o especialista em Ciências da Educação João Boavida vai estar na Almedina para debater a interacção atribulada entre o filosofar e um ensino cada vez mais voltado para a tecnologia.

Por que é que os alunos precisam de Filosofia? Qual a importância da disciplina nos programas escolares? Quais as consequências de uma eventual extinção, que chegou a ser anunciada pelo Ministério da Educação em 2002 e, face aos protestos, logo epitetada pelo próprio Governo de lamentável "lapso"? E como se explica que o desaparecimento da Filosofia das escolas avance ao mesmo tempo que a UNESCO pugna por uma maior implementação da disciplina nos currículos escolares? Como potenciar a relação entre Filosofia e Educação e que questões filosóficas e educativas ela levanta? Que perigos espreitam? Estas são algumas das interrogações que prometem agitar a primeira sessão do novo ciclo da Almedina.

Depois da sessão devotada à Educação, o ciclo "Filosofia e Filosofar: que interessa isso hoje?" prossegue a 14 de Abril com o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) Henriques Jales Ribeiro, que se debruçará sobre o "Modelo Social e Comunicativo do Critical Thinking". A terceira sessão, com o docente do Ensino Secundário Filipe Menezes, terá lugar a 19 de Maio e será dedicada à "Filosofia na relação razoável do indivíduo consigo próprio

A 16 de Junho, será a vez do director regional da Cultura do Centro António Pedro Pita tomar a palavra nas tertúlias da Almedina com uma sessão sobre "Filosofia, Cultura e Fruição".
O ciclo "Filosofia e Filosofar: que interessa isso hoje?" é organizado pela livraria Almedina, Ideias Concertadas, Associação de Professores de Filosofia e Viafilosofia.


Consulte o programa aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

um espaço para sentir, observar, contemplar... da terra ao céu!

Quinta dos Loridos Bombarral

Palavras Cruzadas com Filosofia!

Mais uma vez, o Twitter foi palco de uma «parceria», de um encontro... melhor dizendo! De um cruzar de ideias e de propostas, do qual resultaram Palavras Cruzadas. O Paulo Freixinho desafiou-me para seleccionar 6 palavras relacionadas com o meu projecto, para que as pudesse trabalhar e cruzar (como só ele sabe)! O resultado está à vista! Cliquem aqui para aceder ao espaço do Paulo, a quem agradeço a oportunidade de colaboração.

Chapéus há muitos

«Contaram-nos que os chapéus não serviam só como adereço estético – embora já pouco habitual –, para esconder a calvície vergonhosa da meia-idade, ou humilhar guarda-redes; mas que também podiam ser usados para estimular o pensamento. E parece inclusive que há um nome para essa técnica: Six Thinking Hats, que foi desenvolvido por um tal de Edward de Bono. Ora, quisemos saber mais sobre o assunto e convidámos Joana Sousa para vir cá esclarecer-nos, ela que é «formadora certificada na técnica Six Thinking Hats®, pelo de Bono Thinking SystemTM» – sim, com estes salamaleques todos. Diz-nos Joana Sousa que «há seis chapéus, cada um com a sua cor, cada um com a sua função... que podemos utilizar isolada ou sequencialmente». E mais: «utilizada em variadíssimas empresas, a técnica Six Thinking Hats® vê reconhecida a sua eficácia a diferentes níveis, desde a simples condução de reunião, ao atendimento, às vendas e negociação, à identificação das competências. De modo diferente, tem vindo a ser...