domingo, 4 de maio de 2008

«O Dicionário Escolar de Filosofia (DEF) publicado em Lisboa em 2003 na Plátano Editora está agora inteiramente disponível online, com acesso totalmente gratuito.

Este é um dicionário escolar por ter sobretudo em conta os estudantes do ensino secundário português (alunos entre 15 e 16 anos). Não apenas pela linguagem acessível e directa, mas também pela selecção de conteúdos, este dicionário serve os adolescentes que estudam filosofia pela primeira vez.

Com mais de 400 entradas, o DEF inclui inovadores índices temáticos que ajudam os estudantes a encontrar a informação de que precisam. Inclui também um apêndice de símbolos lógicos, claramente apresentados e explicados, e uma cronologia que abrange os principais acontecimentos filosóficos e culturais de 600 a.C. até ao ano 2000.

O DEF foi elaborado sob a direcção de Aires Almeida e a versão online é da responsabilidade de Desidério Murcho, que também é co-autor. Os restantes co-autores do DEF são Álvaro Nunes, António Paulo Costa, Célia Teixeira, Júlio Sameiro, Luís Rodrigues, Pedro Galvão e Pedro Santos.

Inclui-se no site do DEF (http://www.defnarede.com/) todos os conteúdos da sua versão impressa, que entretanto se encontra esgotada. Está em preparação uma nova edição, revista e aumentada, que será publicada na Didáctica Editora, mas esta versão gratuita ficará sempre disponível online, e será regularmente actualizada.

via Lekton

Sem comentários:

Enviar um comentário