quarta-feira, 28 de abril de 2010

domingo, 25 de abril de 2010

sábado, 24 de abril de 2010

Das ideias, nascem coisas. Das coisas, nascem coisas. Em forma de assim.

Das teias tecidas… entre o pensar e o criar - workshop de filosofia para crianças

Celeste Machado

Joana Sousa


THINK |2010


O que as crianças têm em comum com os filósofos é a capacidade de espanto. De olhar para as coisas, como se fosse a primeira vez, deixando o maravilhamento e a pergunta tomarem conta do momento. Porquê? – esta é a palavra mágica, aquela que abre as portas para o caminho da investigação, da procura da resposta.


26 de Abril - Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro

Educar para a criatividade é perspectivar o futuro

«Joana Sousa, licenciada em Filosofia, certificada em Filosofia para Crianças e no método Six Thinking Hats é uma das mais destacadas especialistas em Filosofia para Crianças, no nosso país. Mentora do projecto Filosofia, Criatividade e Meia Dúzia de Chapéus às Cores tem orientado pais e profissionais de educação na arte de desenvolver o pensamento criativo nas crianças, seguindo os pressupostos teóricos de Edward de Bono, autor do método Six Thinking Hats e da afirmação: “A criatividade não é uma dádiva mística. Podemos treiná-la”.

Tendo o ano de 2009 sido o “Ano Europeu da Criatividade e Inovação” quisemos dar a conhecer o projecto “Filosofia, Criatividade e Meia Dúzia de Chapéus às Cores assim como a sua fundadora e responsável pela difusão do método do “pensamento paralelo”, junto de adultos e crianças em workshops e ateliers.»


Contributos da Filosofia para Crianças no desenvolvimento do potencial criativo - um artigo da Mara Mota, que pode ser lido AQUI!

domingo, 18 de abril de 2010

LOURINHAndo por aí!


descobrir um grupo interessado, motivado, ansioso por aprender mais!

Obrigada à Mafalda Teixeira e à Cristina Dias pelo convite e organização deste Workshop.
E obrigada pela presença de todas VÓS!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Curso de Filosofia para Crianças - em Santo Tirso (APEFP)

DATA DE REALIZAÇÃO: 24 de Abril ( Sábado ) das 9h 30m às 17h 00m


LOCAL: ESCOLA SECUNDÁRIA D. DINIS - STO. TIRSO

DESTINATÁRIOS: Professores; Pais e Encarregados de Educação; Auxiliares de Educação; responsáveis ATLs; outros interessados.

FORMADOR: Dr. Alexandre Lemos

INSCRIÇÕES POR MAIL: apefp@iol.pt

novo artigo na revista Bebé Culinária de Abril


já nas bancas!

sábado, 10 de abril de 2010

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Festa Final #sala5 - Colégio de Alfragide


A convite da Ana Dominguez,  a formadora Joana Sousa estará presente na Festa Final da #sala5. A peça foi o resultado das aulas de Filosofia e Criatividade que a Joana Sousa teve oportunidade de partilhar com os meninos da #sala5 durante o presente ano lectivo.

19 de Junho
Colégio de Alfragide

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Olhar a Palavra

Três olhares.

Uma caneta.
Quatro formas de sentir.
Assim nasceu um projecto que combina o olhar, a fotografia, com a palavra, a escrita.


João Sousa não é fotógrafo. É um mestre perdido em trigramas coreanos e que um dia descobriu porque é que os passarinhos cantam.
Marco Pires não é fotógrafo. É um aldeão da natureza, que acredita que há algo mais do que aquilo que imediatamente vê quando sente .
João Paca não é fotógrafo. É um arquitecto da tecnologia, que desmonta a complexidade no elemento mais simples.
Joana Sousa não é escritora. É uma sonhadora de mundos, onde convivem ideias, emoções e intuições, em plena harmonia.


O nosso projecto foi distinguido, na categoria Multimédia, no concurso Super Blog Awards.

Obrigada a todos aqueles que votaram, ao júri, aos leitores, aos visitantes e principalmente aos meus três amigos por terem dado forma a uma ideia que andava a vaguear algures por aqui!

domingo, 4 de abril de 2010

Workshop na Lourinhã


A convite da CML vou voltar à terra dos dinossauros.

Para mais informações contacte mafalda.teixeira@cm-lourinha.pt ou cristina.dias@cm-lourinha.pt

Actualização: as inscrições já estão esgotadas!

Formação em Filosofia Prática e Pensamento Crítico

Carga horária: 27 horas

Créditos: 1,1 U.C. (a presente acção releva para efeito de progressão na carreira de Professores do Grupo 410)
2,5 ECTS - Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos


2ª Edição - 10 Abril a 19 Junho 2010

Horário: Sábados das 10h às 13h
 
INFO: http://filosofiacritica.wordpress.com/
 
Formador: Tomás Magalhães Carneiro

Curso de Introdução ao Pensamento Crítico Contemporâneo

“Estética e Política”




Organização: UNIPOP (www.u-ni-pop.blogspot.com)/ Fábrica Braço de Prata
Inscrições, no valor de 25 €, através de pccestetica@gmail.com
Preço por sessão: 5 € (mediante disponibilidade de lugares)

De 10 de Abril a 05 de Junho de 2010
Aos sábados, das 18h00 às 20h00

Na Fábrica Braço de Prata
Rua da Fábrica do Material de Guerra, n.º 1
1950 LISBOA

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Ideístas!

Ouvi esta expressão AQUI, pela voz da Joana e do Rui.

E apetece-me dizer que sempre fui o que esta palavra quer dizer, sem saber que a palavra existia (e já existe nos dicionários?).

Tenho tido o privilégio de me cruzar com outros ideístas e com eles construir ideias, que se transformam em projectos e que dão origem a outras as ideias.

Multipligação!

Aproveito aqui para lembrar o meu momento IGNITE, e sobretudo para agradecer a todos os ideístas que por aí existem pelo facto de acreditarem no que fazem e proporcionarem um olhar novo sobre o mesmo.

Mensagem do 2 de Abril de 2010, Dia Internacional do Livro Infantil

Um livro espera-te. Procura-o



Era uma vez
um barquinho pequenino,
que não sabia,
não podia
navegar.

Passaram uma, duas, três,
quatro, cinco, seis semanas,
e aquele barquinho,
aquele barquinho
navegou.


Antes de se aprender a ler aprende-se a brincar. E a cantar. Eu e os meninos da minha terra entoávamos esta cantiga quando ainda não sabíamos ler. Juntávamo-nos na rua, fazendo uma roda e, ao despique com as vozes dos grilos no Verão, cantávamos uma e outra vez a impotência do barquinho que não sabia navegar.
Às vezes construíamos barquinhos de papel, íamos pô-los nos charcos e os barquinhos desfaziam-se sem conseguirem alcançar nenhuma costa.
Eu também era um barco pequeno fundeado nas ruas do meu bairro. Passava as tardes numa açoteia vendo o sol esconder-se à hora do poente, e pressentia na lonjura – não sabia ainda se nos longes do espaço, se nos longes do coração – um mundo maravilhoso que se estendia para lá do que a minha vista alcançava.
Por detrás de umas caixas, num armário da minha casa, também havia um livro pequenino que não podia navegar porque ninguém o lia. Quantas vezes passei por ele, sem me dar conta da sua existência! O barco de papel, encalhado na lama; o livro solitário, oculto na estante, atrás das caixas de cartão.
Um dia, a minha mão, à procura de alguma coisa, tocou na lombada do livro. Se eu fosse livro, contaria a coisa assim: «Certo dia, a mão de um menino roçou na minha capa e eu senti que as minhas velas se desdobravam e eu começava a navegar».
Que surpresa quando, por fim, os meus olhos tiveram na frente aquele objecto! Era um pequeno livro de capa vermelha e marca-de-água dourada. Abri-o expectante como quem encontra um cofre e ansioso por conhecer o seu conteúdo. E não era para menos. Mal comecei a ler, compreendi que a aventura estava servida: a valentia do protagonista, as personagens bondosas, as malvadas, as ilustrações com frases em pé-de-página que observava uma e outra vez, o perigo, as surpresas…, tudo isso me transportou a um mundo apaixonante e desconhecido.
Desse modo descobri que para lá da minha casa havia um rio, e que atrás do rio havia um mar e que no mar, à espera de partir, havia um barco. O primeiro em que embarquei chamava-se Hispaniola, mas teria sido igual se se chamasse Nautilus, Rocinante, a embarcação de Sindbad ou a jangada de Huckleberry. Todos eles, por mais tempo que passe, estarão sempre à espera de que os olhos de um menino desamarrem as suas velas e os façam zarpar.
É por isso que… não esperes mais, estende a tua mão, pega num livro, abre-o, lê: descobrirás, como na cantiga da minha infância, que não há barco, por pequeno que seja, que em pouco tempo não aprenda a navegar.



ELIACER CANSINO

Tradução: José António Gomes

Eliacer Cansino Macías (Sevilha, 1954) é professor de Filosofia numa escola de Sevilha, desde 1980, e autor de romances para jovens e adultos. Em 1997, recebeu o Prémio Lazarillo por O Mistério Velázquez, recriação da vida do anão Nicolasillo Pertusato e da sua relação com Velázquez. Em 1992, foi-lhe outorgado o Prémio Internacional Infanta Elena pelo livro Eu, Robinsón Sánchez, tendo naufragado, obra que foi também finalista do Prémio Nacional de Literatura Infantil, de Espanha. Em 2009, recebeu o Prémio Anaya de Literatura Infantil e Juvenil por Um Quarto em Babel. O lápis que encontrou o seu nome (2005). Tem muitos outros títulos editados.

A Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People), difundida em Portugal pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil), Secção Portuguesa do IBBY.

[mensagem divulgada pela https://twitter.com/Bruxinhadepapel recebida através da Ana Dominguez]

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Boa Páscoa!



dadas as minhas inabilidade inatas para o desenho, «roubei» estes coelhinhos da Páscoa à #sala5 para vos desejar a todos

colaboradores
amigos
parceiros
companheiros de projectos
visitantes deste cantinho

uma Páscoa Feliz!